POR QUE
transformar as organizações?

Nely Silvestre

Chief Transformation Office

O melhor na arte e na vida Roger Rosenblatt

“O melhor na arte e na vida vêm de um centro
de uma coisa urgente e poderosa,
de um ideal ou emoção
que insiste em ser.
Dessa insistência,
uma forma emerge e cria sua estrutura por paixão…”

Vivemos uma era de profundas e exponenciais mudanças no mundo e em todos os sistemas que o compõem, um deles, as organizações. As soluções lineares e mecanicistas de outrora não mais são suficientes para dar conta de um cenário complexo, ambíguo e incerto que nos clama por novos jeitos de fazer, novos jeitos de ser.

Entendemos que este processo de mudança é extremamente rico e pode, à partir do caos e da complexidade, gerar ambientes de alta criatividade e cooperação e assim contribuir para ampliação das competências e elevação da consciência de toda a organização. Por outro lado, este período de transição onde tudo que parecia certeza, em segundos se liquefaz também pode gerar alta entropia no sistema, insegurança nas pessoas e intoxicação das relações.

Inspirados por este contexto, a área de transformação organizacional da Building8 se propõe a apoiar líderes, indivíduos e organizações a passar por esta transição com integridade contribuindo para que, da relação dos indivíduos com o trabalho e das organizações com a sociedade, possamos construir juntos, um mundo melhor para todos.

Nossa metodologia começa com um diagnóstico amplo e profundo que investiga desde os âmbitos mais sutis da organização (identidade, missão, propósito) passando por estratégia, cultura, resultados e chegando até os pontos mais concretos da operação.

O segundo passo é apresentar toda esta informação em um relatório com insights e novas perspectivas para que a própria organização amplie a consciência de si. Deste ponto, é possível co-criar uma jornada de aprendizagem que seja capaz de atender ao que a organização precisa para se transformar e se expandir.

Por fim, podemos ser protagonistas na facilitação destas jornadas por meio de diversas iniciativas (workshops, programas de formação de liderança, processos de coaching) e também recomendar outras ações e/ou parceiros que possam executar partes da jornada.

Quando dizemos jornada ou transformação pode soar como sendo uma revolução dentro da organização. O que propomos não é uma revolução e sim uma evolução no sistema. Emprestamos da física a definição de que a palavra transformação significa qualquer alteração no estado de um sistema. Queremos ser terreno fértil para qualquer alteração nos sistemas organizacionais. Qualquer não no sentido ordinário mas no sentido de cirúrgico, preciso onde a menor intervenção seja capaz de causar o maior impacto positivo possível no desenvolvimento da organização, dos seus indivíduos e do contexto onde está inserida.

O nosso desejo em produzir transformação organizacional por meio de aprendizagem individual, dos grupos e dos sistemas, insistiu em ser por algum tempo em nossos corações. Desta intenção latente, surgiu a forma e criamos esta estrutura com paixão e razão. Nossa intenção atual é que possamos ser e crescer junto com as organizações que apoiamos, agindo e influenciando para que tenhamos ambientes corporativos mais humanos e prósperos.