Como transformar a cultura organizacional?

Mariana Gardenal

Learning Designer

Empresas que querem sobreviver precisam estar abertas a mudanças. Não basta cultivar velhos hábitos e sonhar com um futuro diferente. Crises econômicas, exigências do consumidor e até uma pandemia mudaram tudo o que sabíamos até então sobre o mercado dentro e fora do ambiente profissional. 

Mas, como transformar a cultura organizacional? Como trazer novas crenças e valores ao seu negócio? Neste texto, vamos entender melhor o que é e como transformar a cultura organizacional:

O que é cultura organizacional?

É o conjunto de crenças, missões, visões e valores de uma organização; aquilo que faz com que seus clientes se identifiquem e com que colaboradores queiram trabalhar na empresa. 

Pode ser cultura da empresa, por exemplo, exigir um dresscode para manter uma imagem mais profissional, ter horários de expediente bem rígidos e uma liderança rígida, que acaba limitando um pouco a criatividade dos colaboradores. Mas esses comportamentos realmente funcionam para sua empresa? Será que outros hábitos não trariam resultados mais efetivos?

Antes, as empresas se preocupavam tanto com o produto e com o cliente externo que se esqueciam do seu primeiro cliente — o interno. A adoção de uma cultura organizacional trouxe colaboradores mais alinhados aos seus objetivos, além de um ambiente profissional mais saudável.

Os clientes ideais também se aproximam com mais facilidade, pois a comunicação também faz parte do processo. A cultura organizacional é, resumidamente, a identidade da empresa. 

Cultura é formada por hábitos e crenças cultivados diariamente. Quando há um grupo muito grande repetindo os mesmos comportamentos por muito tempo, a mudança parece ser impossível. No entanto, é apenas uma questão de vontade de mudar — que deve partir de todos os setores da empresa.

Como transformar a cultura organizacional?

Mudar a cultura de uma empresa é sim possível, mas precisa de planejamento e cuidado em todos os processos. Veja como implementar essa transformação no seu negócio:

  • Forme uma equipe

É preciso que todos os colaboradores estejam cientes das mudanças. Porém, elas precisam começar pelos líderes de cada setor, pelas pessoas que conhecem intimamente o funcionamento de cada departamento.

Conte com o RH, além de gerentes e colaboradores que façam parte do processo de gestão e decisão.

  • Analise a cultura atual

Se você deseja saber como transformar a cultura organizacional, é porque algo não está funcionando atualmente. Quais hábitos devem ser trocados? O que deve permanecer? 

Faça pesquisas anônimas com os colaboradores para que eles possam dizer, sem reservas, hábitos positivos e negativos na rotina profissional. Com essas informações em mãos, o grupo poderá fazer 3 listas:

  • o que deve ficar da cultura atual;
  • o que deve ir;
  • o que está faltando.

  • Reinvente a cultura organizacional

Com tantas informações ricas, é hora de repensar a cultura da empresa. Esta é a fase em que os novos valores serão determinados. O que cada um deseja na rotina profissional? O que faria real diferença no trabalho?

Esse processo pode ser feito em brainstorming, em que todo tipo de ideia é aceita para que, depois, possa ser desenvolvida ou unida a outra.

Para que a mudança não seja muito abrupta, o grupo deve desenvolver hábitos que serão implementados em curto, médio e longo prazos. Tudo isso deverá constar nas ações de implementação do plano estratégico.

  • Implemente a mudança

Quando todos os parâmetros forem decididos, é hora de de divulgá-los a todos os colaboradores. Divulgue nas ferramentas de comunicação interna da empresa: intranet, aplicativo, redes sociais, jornal-mural e mala direta, por exemplo. Esse aviso prévio servirá como um termômetro. Afinal, os colaboradores precisam ver sentido na nova cultura organizacional.

Não se esqueça de salientar que transformar a cultura organizacional não é um processo curto. Para que funcione, ela precisa contar com a dedicação e o comprometimento de todos os colaboradores.

Lembre-se também de que a cultura organizacional é o retrato do lado humano da empresa. Portanto, se não receber o devido valor, ela vai se desenvolver por conta própria — e assim será mais difícil controlá-la. Com um bom planejamento estratégico e refletindo aquilo que todos os envolvidos desejam, é muito mais fácil ter sucesso.

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