Conheça todo o potencial da estratégia de aprendizagem omnichannel para a sua empresa!
Tendências

Conheça todo o potencial da estratégia de aprendizagem omnichannel para a sua empresa!

Ainda que as áreas de marketing e comunicação já estejam bastante familiarizadas com a utilização dos multicanais em suas estratégias, a verdade é que essa tática também pode ser muito bem aproveitada na educação corporativa, com projetos focados na aprendizagem omnichannel. 

Se esse assunto ainda é uma novidade para você, não precisa se preocupar! Neste conteúdo vamos falar um pouco mais sobre o que é a metodologia omnichannel, apresentar os principais benefícios que ela pode trazer para o desenvolvimento do seu time, além de dar algumas dicas valiosas de como implementá-la com sucesso em sua empresa. 

Continue a leitura para saber mais! 

Conheça o conceito de aprendizagem omnichannel 
Se partirmos de uma tradução mais literal do termo em inglês, o significado de omnichannel é “todos os canais”. Assim, quando aplicado na prática, esse conceito tem o objetivo primordial de oferecer uma experiência unificada a partir da utilização de diferentes canais de comunicação. 

Falando especificamente sobre os projetos de educação corporativa, a estratégia omnichannel permite que os profissionais tenham acesso aos conteúdos dos treinamentos por meio de diferentes dispositivos (computadores, tablets ou celulares) e recursos virtuais como plataformas EAD, e-mail, WhatsApp ou mesmo redes sociais exclusivas da empresa. 

Tudo isso de forma padronizada e sobre um mesmo programa ou iniciativa de desenvolvimento. Por isso, o foco se torna manter a qualidade e o potencial de interação da ação nos diversos canais utilizados, com o objetivo de despertar o interesse dos usuários e estimular o seu engajamento. 

Descubra as principais vantagens de investir nessa estratégia 
Em um mundo cada vez mais conectado como o que vivemos, a tecnologia pode — e deve — ser utilizada a favor da educação. Neste tópico, vamos listar alguns dos principais benefícios que a estratégia omnichannel pode trazer para a capacitação dos seus times. Confira! 

Praticidade para acessar os diferentes conteúdos 
Tendo em mente que as equipes são compostas por profissionais com habilidades diversas e ritmos de aprendizado muito particulares, a possibilidade de entrar em contato com o conteúdo de um curso ou iniciativa de desenvolvimento em diferentes canais digitais é algo extremamente valioso.  Dessa forma, os colaboradores podem utilizar meios que acessam mais frequentemente e com os quais têm maior afinidade, assegurando uma participação mais ativa nos treinamentos. 

Experiências de aprendizagem altamente engajadoras 
Ao ter a possibilidade de acompanhar as aulas, workshops e reuniões por meio de uma tecnologia já conhecida, os profissionais sentem-se mais confortáveis e podem direcionar sua atenção aos conteúdos compartilhados ao longo da capacitação. Como consequência, esse sentimento motiva a participação nas atividades e assegura um aumento significativo dos níveis de engajamento. 

Automatização de processos 
Outra grande vantagem de contar com uma estratégia multicanal é a possibilidade de facilitar determinados processos, antes realizados manualmente por equipes de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Com suporte da tecnologia, a empresa pode utilizar bots para enviar comunicados importantes de forma padronizada e simultânea a outras ações da mesma iniciativa, por exemplo. Isso ajuda a enriquecer a experiência e também incentiva o engajamento. 

Saiba como implementar a aprendizagem omnichannel em seus treinamentos corporativos 
O primeiro passo para utilizar uma estratégia multicanais é definir os principais objetivos que a sua empresa deseja atingir e, então, alinhá-los ao perfil e às necessidades das suas equipes. A partir dessa avaliação é possível desenvolver a trilha de aprendizagem mais adequada, assim como selecionar as ferramentas e canais de comunicação e aprendizagem mais aderentes a cada caso. 

Outro aspecto altamente relevante é contar com parceiros que sejam especialistas na criação de soluções eficientes de educação corporativa para assegurar que os conteúdos dos treinamentos gerem o engajamento esperado. 

Por fim, uma vez que as ações de capacitação são colocadas em prática, é essencial que os líderes realizem um bom acompanhamento dos resultados para atestar o sucesso dos programas como um todo e elencar as melhorias necessárias ao longo do processo.

Se você gostou de conhecer todo o potencial da aprendizagem omnichannel e tem interesse em conferir outras estratégias e experiências que vão transformar suas ações de capacitação e contribuir com a formação de times cada vez mais qualificados, continue aqui no blog da B8 para ler outros conteúdos valiosos que podem ajudá-lo a conquistar esse objetivo com sucesso! 

Publicado em 07/07/2022
Voltar