Descubra o que é andragogia e como a pandemia ampliou a utilização dessa abordagem na educação corporativa!
Tendências

Descubra o que é andragogia e como a pandemia ampliou a utilização dessa abordagem na educação corporativa!

Os líderes que já reconhecem a importância de investir na capacitação de seus colaboradores certamente sabem o que é andragogia. Mas se você ainda não está totalmente familiarizado com esse conceito, não precisa se preocupar. 

Neste conteúdo vamos nos aprofundar um pouco mais no tema, apresentar os benefícios dessa abordagem, além de traçar um panorama sobre como o cenário pós-pandemia pode impactar na sua utilização como importante base em treinamentos empresariais. 

Aproveite a leitura! 

O conceito de andragogia 
Do ponto de vista etimológico, a palavra andragogia vem do grego e é formada pela junção de “andros”, que significa “homem” e “gogos”, que significa “educar”. Na prática, o conceito está relacionado às diferentes metodologias utilizadas na educação de pessoas adultas. 

Embora o termo tenha sido cunhado pelo professor alemão Alexander Kapp, que utilizou o conceito em seu livro “Teorias Educacionais de Platão” no ano de 1833, a andragogia ganhou popularidade com o norte-americano Malcolm Knowles. 

Reconhecido atualmente por muitos profissionais da área educacional como o “pai da andragogia”, Knowles apresentou, nos anos 1970, um modelo de ensino para adultos com base em cinco pilares: 

Autonomia: por tomar suas próprias decisões, o aluno tem maior responsabilidade sobre seus estudos e seu processo de absorção de conhecimentos; Experiência: na andragogia, as vivências individuais ajudam a estabelecer uma conexão com os conteúdos, enriquecendo e facilitando a aprendizagem; Prontidão para a aprendizagem: por compreenderem o valor da capacitação, os adultos se mostram mais dispostos a investir nos estudos; Aplicação da aprendizagem: a possibilidade de aplicar o conteúdo aprendido em sua rotina também é um aspecto muito relevante; Motivação para aprender: aspectos internos, como melhoria da autoestima e da qualidade de vida, são aspectos altamente motivadores para que os profissionais valorizem sua capacitação. 

Outro aspecto relevante é que, na andragogia, os professores e tutores são vistos como facilitadores do processo de aprendizagem, permitindo uma maior troca de experiências e estimulando uma capacitação constante, com bons níveis de engajamento. 

Vantagens de utilizar a andragogia com base no processo de capacitação profissional 
Além de promover um bom alinhamento dos conteúdos nos treinamentos às experiências e à bagagem prévia de conhecimentos de cada pessoa, a andragogia ainda assegura uma série de benefícios tanto para as equipes quanto para a própria empresa. A seguir, vamos listar algumas dessas vantagens. Confira! 

1. Desenvolvimento de ações mais personalizadas 
Com o objetivo de preencher lacunas de conhecimento observadas no dia a dia e ajudar os profissionais a desenvolver habilidades relevantes para a realização de suas atividades, a andragogia permite o desenvolvimento de treinamentos únicos e centrados nas reais necessidades da empresa a cada momento. 

2. Formação de equipes altamente capacitadas 
Um sistema de aprendizado contínuo e personalizado às reais necessidades dos aprendizes faz com que os colaboradores vejam valor nas iniciativas, estejam mais engajados e, consequentemente, atualizados com o que há de mais inovador em seu segmento de atuação. Essa dinâmica, por sua vez, ajuda a construir times de alta performance, melhorando a qualidade das entregas e contribuindo diretamente para o crescimento da empresa. 

3. Aumento da integração entre os colaboradores 
O uso de ferramentas educacionais diversificadas e adequadas ao perfil das equipes proporciona experiências mais participativas e propõe atividades com base em situações reais, estimulando os profissionais a atuarem de forma conjunta para solucioná-las. O resultado é a formação de um espírito colaborativo genuíno e altamente eficaz. 

A importância que a pandemia do Covid-19 trouxe para a andragogia 
Com a chegada da pandemia do Covid-19, no início de 2020, as empresas do mundo todo precisaram adaptar seus processos e rever suas rotinas de trabalho para atender às orientações dos principais órgãos de saúde. 

Esse novo cenário também trouxe impactos significativos para os processos de capacitação de modo geral. E assim como aconteceu com as escolas e universidades, todo o sistema de ensino corporativo precisou ser reestruturado, abrindo espaço para as chamadas edtechs, que são companhias especializadas em oferecer soluções educacionais por meio da tecnologia. 

Com o surgimento e a otimização de plataformas virtuais de aprendizagem, aplicativos e outros recursos cada vez mais diferenciados e personalizados, a andragogia alcançou um novo patamar, transformando as ações de capacitação em experiências de aprendizado cada vez mais interativas, imersivas e instigantes para os participantes. 

É assim que, cada vez mais, as iniciativas de ensino e aprendizagem de adultos passam finalmente a se pautar mais pela andragogia, que verdadeiramente leva em consideração as necessidades e motivações do profissional em seu processo de aprendizagem. 

Afinal, hoje não há mais espaço para os programas de treinamento e desenvolvimento com conteúdo engessado, de difícil acesso e que pouco tem a ver com o dia a dia do seu público. Não é à toa que aqui na B8 a andragogia sempre foi base fundamental de todos os nossos projetos! 

Se você gostou de saber o que é andragogia e tem interesse em conferir outros conteúdos que vão ajudar a otimizar ainda mais os treinamentos da sua empresa, continue aqui no blog da B8 e não perca nenhuma de nossas dicas! 

Publicado em 07/03/2022
Voltar