Saiba tudo sobre o peer learning e confira as vantagens de apostar nessa estratégia!
Estratégia

Saiba tudo sobre o peer learning e confira as vantagens de apostar nessa estratégia!

Também conhecido como aprendizado por pares, o peer learning é uma estratégia de aprendizagem bastante utilizada pelas escolas e que tem ganhado cada vez mais popularidade na educação corporativa. 

Para demonstrar todo o potencial dessa metodologia, neste conteúdo vamos falar um pouco sobre o conceito do peer learning, apresentar os principais benefícios e, para finalizar, compartilhar algumas dicas valiosas de como colocá-lo em prática nas ações de capacitação. 

Confira para saber mais! 

Como funciona a metodologia de peer learning? 
Diferentemente do sistema mais tradicional de ensino em que um professor ou tutor detém a responsabilidade integral de transmitir os conteúdos de uma determinada aula ou treinamento, no peer learning esse compartilhamento de conhecimentos acontece de forma mais colaborativa. 

Assim, o foco das atividades está muito mais concentrado na interação entre os próprios colaboradores, que têm a oportunidade de atuar em conjunto trocando experiências, aprimorando suas habilidades e desenvolvendo novas competências. 

É interessante, no entanto, para que essa estratégia seja colocada em prática, contar com um facilitador que vai ajudar a formar os pares de acordo com os conhecimentos ou habilidades que sejam complementares, para garantir uma troca de saberes e vivências que sejam realmente eficazes e adequadas aos objetivos esperados. 

Quais vantagens o peer learning pode trazer para a capacitação das equipes? 
Ao utilizar o recurso do peer learning nos processos de treinamento e capacitação de seus colaboradores, as empresas podem observar mudanças significativas que vão contribuir não apenas com o desenvolvimento dos times, mas também com o crescimento da própria organização. 

Entre os principais benefícios promovidos por essa estratégia de aprendizagem podemos destacar: 

A melhoria das habilidades de comunicação e do relacionamento interpessoal entre os profissionais; A maior retenção dos conteúdos por meio do intercâmbio de conhecimentos entre os colegas de trabalho; A integração entre os funcionários novos e antigos com uma troca positiva de experiências que contribui para o crescimento de todos; O desenvolvimento de um espírito de colaboração e do sentimento de pertencimento que aumenta o engajamento nas atividades; A formação de times altamente qualificados que vão apresentar resultados cada vez melhores, otimizando a qualidade nas entregas e promovendo o aumento da produtividade. 

Como implementar o peer learning na prática?
Para finalizar este conteúdo com chave de ouro, vamos listar algumas dicas práticas para que a sua empresa possa investir em um projeto de peer learning com sucesso! 

Primeiramente, estabeleça objetivos claros 

Para que a experiência com a implementação do peer learning seja realmente positiva, o primeiro passo é definir quais resultados a empresa espera obter com a aplicação dessa metodologia. 

A partir dessa resolução, é possível compreender questões importantes como as principais lacunas de conhecimento e o perfil dos colaboradores. Assim, elaborar um esquema de ações que ajude o facilitador da dinâmica a formar as duplas estrategicamente e a orientar os participantes de maneira adequada. 

Estimule a troca de informações e supervisione as atividades 
Com as duplas já definidas e as orientações da atividade devidamente apresentadas aos participantes, é hora de dar início a uma etapa mais prática do desenvolvimento com base na metodologia do peer learning. 

Aqui vale a pena reforçar o papel do facilitador, que terá como principais responsabilidades: 

Motivar a interação entre os colaboradores e assegurar que as discussões não fujam do objetivo da ação de desenvolvimento; Auxiliar os profissionais que apresentam maior dificuldade; Estimular a troca de informações de forma horizontal para que todos tenham a oportunidade de compartilhar seus pontos de vista. 

Avalie os resultados de maneira analítica 
Ao final da atividade, os colaboradores devem apresentar aos demais colegas e ao facilitador da atividade o resultado de suas discussões, falando sobre aquilo que aprenderam ao longo do processo. 

Com esses feedbacks em mãos, o facilitador da atividade , juntamente aos gestores e profissionais de RH, poderão observar as mudanças de atitude e comportamento de suas equipes e também como os novos conhecimentos estão sendo aplicados no dia a dia para avaliar a real eficácia do treinamento. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o potencial do peer learning, aproveite para conferir outras soluções e estratégias que vão transformar de forma positiva suas ações de capacitação. Acesse o blog da B8 e aproveite a leitura! 

Publicado em 10/03/2022
Voltar