Tire sua empresa da estagnação e obtenha resultados com ações de treinamento e desenvolvimento
Estratégia

Tire sua empresa da estagnação e obtenha resultados com ações de treinamento e desenvolvimento

A prática de oferecer treinamentos corporativos para o desenvolvimento dos colaboradores, ainda é vista como “um gasto desnecessário” por muitas empresas. Porém, para as que acreditam no T&D (treinamento e desenvolvimento) como forma de trazer resultados para a companhia, esse é um investimento super necessário e capaz de fazer toda a diferença. 

Importância e vantagens do investimento em treinamentos corporativos 
A aprendizagem corporativa é uma prática que vem crescendo cada vez mais, sobretudo nas empresas com gestão humanizada, que entendem o colaborador como o seu capital de maior importância. 

Os treinamentos corporativos são capazes de padronizar os níveis de conhecimento da equipe e alinhar os times à cultura organizacional. Mas as vantagens não param por aí. 

Conheça mais 3 benefícios principais trazidos pela cultura de T&D e suas respectivas importâncias para a organização: 

  • Retenção de talentos. Uma queixa comum em pesquisas de satisfação no trabalho estão relacionadas a falta de incentivo e desenvolvimento pessoal. Ao oferecer treinamentos para o crescimento dos colaboradores, isso se torna uma ferramenta de atração e retenção poderosa de talentos, sobretudo se o plano de T&D estiver atrelado a planos internos de carreiras.
  • Aumento de produtividade e eficiência. Com profissionais mais capacitados através das ações de T&D, as atividades serão executadas de forma mais ágil, aumentando a eficiência e o nível de produtividade, individual e de equipe.
  • Melhora do clima organizacional. Colaboradores mais motivados contagiam os demais, contribuindo para um clima organizacional saudável e colaborativo.

Principais desvantagens em não investir em treinamentos 
Se por um lado temos diversas vantagens vindas das ações de T&D, tanto para o colaborador quanto para a empresa, o contrário também pode trazer reflexos e desvantagens, como: 

  • Altas taxas de turnover. Colaboradores desmotivados tendem a deixar suas empresas em busca de novas oportunidades, tanto de crescimento quanto de valorização pessoal. As empresas que focam no T&D têm vantagens na atração de talentos, utilizando os treinamentos como um benefício para atrair os profissionais.
  • Perda de clientes. Processos mais assertivos são obtidos com o treinamento e a capacitação da equipe, capaz de minimizar falhas e erros, maiores objetos de reclamações de clientes, que deixam de comprar produtos ou contratar serviços após uma experiência de compra ruim.
  • Queda de produtividade e maiores despesas. Colaboradores atuando sem treinamento específico podem levar o dobro de tempo para executar atividades e ainda gerar despesas desnecessárias por não saberem utilizar os recursos da companhia.

Conheça os tipos de treinamentos que podem ser aplicados em sua empresa: 
Compreendendo as vantagens que a prática de ações de aprendizagem corporativa podem trazer para as empresas, precisamos dizer que as jornadas de desenvolvimento e os materiais de estudos desenvolvidos em T&D não tratam apenas de assuntos técnicos. É possível também obter colaboradores engajados e alinhados com a cultura da empresa, atuando de forma colaborativa e com habilidades que contribuem em outras frentes da companhia. 

Conheça os tipos de ações de desenvolvimento que vêm fazendo sucesso nas empresas que investem na prática de T&D: 

  • palestras, workshops e jornadas para desenvolvimento em soft skills
  • mapeamento para o desenvolvimento ou aprimoramento de habilidades e competências, tanto técnicas quanto comportamentais
  • treinamentos de oratória e comunicação
  • jornadas de desenvolvimento sobre modelos de vendas e de atendimento
  • jornadas de desenvolvimento e mentoria para liderança, voltados para a gestão de equipes

Tire sua empresa da estagnação e estruture os treinamentos em apenas 5 passos 
Em poucos passos é possível começar a investir no desenvolvimento de seus colaboradores através da aprendizagem. Confira: 

  1. Identifique as necessidades de sua empresa. Mapeie as atividades e faça pesquisas com as lideranças e equipes para identificar quais os treinamentos mais urgentes. A prioridade pode ser definida também com base nos objetivos da empresa, elegendo as principais áreas responsáveis pelo atingimento de resultados e quais processos podem ser aprimorados com treinamentos para alcançá-los.
  2. Crie um plano de T&D. A partir das necessidades mapeadas, monte a estrutura de treinamento em sua empresa. Essa área é comumente gerida pelo RH e pode contar também com uma estrutura interna dedicada ou então com o suporte de uma consultoria ou empresa parceira.
  3. Invista em uma plataforma de ensino EaD. Conte com soluções customizadas e assertivas, contratando um sistema de treinamentos capaz de fazer a gestão de conteúdo, geração de relatórios e que seja customizavel para as necessidades de sua empresa.
  4. Busque soluções personalizadas. Nem tudo o que é oferecido ou está no mercado é bom pra todo mundo. A partir do mapeamento das principais necessidades da sua empresa, você pode identificar que precisa de uma ação mais personalizada para o seu time e seus específicos gaps. Conte com profissionais ou empresas parceiras que possam auxiliar nesse tipo de desenvolvimento.
  5. Defina indicadores. Faça de seus treinamentos uma ferramenta capaz de ser medida, replicada e geradora de resultados. Defina indicadores e faça o acompanhamento através de relatórios e descubra na prática como estão sendo os resultados e como potencializá-los.

Pessoas desenvolvidas são capazes de transformar as relações e os negócios. A Building 8 é uma empresa especialista em despertar potenciais através da aprendizagem. Confira algumas das ações de T&D que podem colocar a sua empresa em um outro nível. 

Publicado em 09/03/2023
Voltar