Como transformar a cultura organizacional?
Empresas que querem sobreviver precisam estar abertas a mudanças. Não basta cultivar velhos hábitos e sonhar com um futuro diferente. Crises econômicas, exigências do consumidor e até uma pandemia mudaram tudo o que sabíamos até então sobre o mercado dentro e fora do ambiente profissional.
Mas, como transformar a cultura organizacional? Como trazer novas crenças e valores ao seu negócio? Neste texto, vamos entender melhor o que é e como transformar a cultura organizacional:
O que é cultura organizacional?
É o conjunto de crenças, missões, visões e valores de uma organização; aquilo que faz com que seus clientes se identifiquem e com que colaboradores queiram trabalhar na empresa.
Pode ser cultura da empresa, por exemplo, exigir um dresscode para manter uma imagem mais profissional, ter horários de expediente bem rígidos e uma liderança rígida, que acaba limitando um pouco a criatividade dos colaboradores. Mas esses comportamentos realmente funcionam para sua empresa? Será que outros hábitos não trariam resultados mais efetivos?
Antes, as empresas se preocupavam tanto com o produto e com o cliente externo que se esqueciam do seu primeiro cliente — o interno. A adoção de uma cultura organizacional trouxe colaboradores mais alinhados aos seus objetivos, além de um ambiente profissional mais saudável.
Os clientes ideais também se aproximam com mais facilidade, pois a comunicação também faz parte do processo. A cultura organizacional é, resumidamente, a identidade da empresa.
Cultura é formada por hábitos e crenças cultivados diariamente. Quando há um grupo muito grande repetindo os mesmos comportamentos por muito tempo, a mudança parece ser impossível. No entanto, é apenas uma questão de vontade de mudar — que deve partir de todos os setores da empresa.
Como transformar a cultura organizacional?
Mudar a cultura de uma empresa é sim possível, mas precisa de planejamento e cuidado em todos os processos. Veja como implementar essa transformação no seu negócio:
Forme uma equipe
É preciso que todos os colaboradores estejam cientes das mudanças. Porém, elas precisam começar pelos líderes de cada setor, pelas pessoas que conhecem intimamente o funcionamento de cada departamento.
Conte com o RH, além de gerentes e colaboradores que façam parte do processo de gestão e decisão.
Analise a cultura atual
Se você deseja saber como transformar a cultura organizacional, é porque algo não está funcionando atualmente. Quais hábitos devem ser trocados? O que deve permanecer?
Faça pesquisas anônimas com os colaboradores para que eles possam dizer, sem reservas, hábitos positivos e negativos na rotina profissional. Com essas informações em mãos, o grupo poderá fazer 3 listas:
O que deve ficar da cultura atual;
O que deve ir;
O que está faltando.
Reinvente a cultura organizacional
Com tantas informações ricas, é hora de repensar a cultura da empresa. Esta é a fase em que os novos valores serão determinados. O que cada um deseja na rotina profissional? O que faria real diferença no trabalho?
Esse processo pode ser feito em brainstorming, em que todo tipo de ideia é aceita para que, depois, possa ser desenvolvida ou unida a outra.
Para que a mudança não seja muito abrupta, o grupo deve desenvolver hábitos que serão implementados em curto, médio e longo prazos. Tudo isso deverá constar nas ações de implementação do plano estratégico.
Implemente a mudança
Quando todos os parâmetros forem decididos, é hora de de divulgá-los a todos os colaboradores. Divulgue nas ferramentas de comunicação interna da empresa: intranet, aplicativo, redes sociais, jornal-mural e mala direta, por exemplo. Esse aviso prévio servirá como um termômetro. Afinal, os colaboradores precisam ver sentido na nova cultura organizacional.
Não se esqueça de salientar que transformar a cultura organizacional não é um processo curto. Para que funcione, ela precisa contar com a dedicação e o comprometimento de todos os colaboradores.
Lembre-se também de que a cultura organizacional é o retrato do lado humano da empresa. Portanto, se não receber o devido valor, ela vai se desenvolver por conta própria — e assim será mais difícil controlá-la. Com um bom planejamento estratégico e refletindo aquilo que todos os envolvidos desejam, é muito mais fácil ter sucesso.
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