O que considerar na hora de contratar uma plataforma de aprendizagem?
Aprendizagem digital

O que considerar na hora de contratar uma plataforma de aprendizagem?

Com a pandemia de covid-19, o processo de aprendizagem dos colaboradores se tornou, mesmo que por um período, uma ação exclusivamente online e apesar dos desafios iniciais da brusca mudança de formato, muitas vantagens podem ser percebida! 

Com isso, as plataformas de LMS se tornaram ainda mais utilizadas na hora de realizar o treinamento dos colaboradores. E elas vieram para ficar! 

Mas você sabe o que precisa pesquisar antes de contratar uma plataforma de aprendizagem? Continue a leitura, pois separamos 7 coisas que vão te ajudar nessa etapa! 

O que é uma plataforma de aprendizagem? 
Você já deve ter ouvido falar em Learning Management System (LMS), os sistemas de gestão de aprendizagem usados para gerenciar conteúdos e melhorar a experiência do usuário com o material disponibilizado pela empresa durante os treinamentos. 

No ambiente LMS é possível desenvolver conteúdos segmentados e ao fim colher dados sobre a evolução do aprendizado dos funcionários. O que permite aos aplicadores compreender em quais partes do treinamento corporativo os colaboradores tiveram mais dificuldade e, continuamente, otimizar todo o processo. 

Quais são as funcionalidades e vantagens da plataforma? 
As plataformas de aprendizagem comportam uma série de ferramentas que permitem ao usuário dinamicidade e praticidade, entre elas, vídeos, chats, fóruns de discussão, gamificação, biblioteca virtual e materiais adicionais como anexo de textos e links para que o colaborador tenha acesso a todas as informações. 

Já as vantagens vão desde: 

Otimização do tempo 
Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e no ambiente de trabalho não é diferente. Uma plataforma de aprendizado vem para reduzir o tempo gasto na capacitação e aquisição de novas habilidades. Os treinamentos podem ser estruturados de acordo com as demandas do dia a dia dos funcionários, respeitando seu tempo e espaço para realizar o estudo. 

Redução de custos 
Os treinamentos internos exigem um espaço amplo que possa comportar toda a equipe, mas agora durante a pandemia de covid-19, é ainda mais importante não causar aglomeração. Considerando outros aspectos, o modelo de aprendizado a distância vem para romper a barreira de espaço, promovendo que todos os colaboradores tenham acesso ao conteúdo em tempo real. 

Além disso, a redução de custos ocorre não só pela economia com o espaço, mas também com a produção de material, deslocamento e até mesmo aquisição de pessoal para aplicar o treinamento. 

Capacitação eficiente 
Uma plataforma de aprendizagem desenvolvida com base na metodologia 70:20:10, junto de uma dinâmica robusta, com objetos de aprendizagens relevantes ao colaborador, permite padronização, mais engajamento, internalização e a prática do conteúdo. Tudo isso ajuda a construir uma cultura de aprendizagem eficiente e, consequentemente, um ambiente de trabalho mais saudável. 

7 coisas que você precisa saber antes de contratar uma plataforma de aprendizagem 

1. Saiba quais são os problemas de aprendizado dos colaboradores: Os treinamentos são uma ferramenta eficiente para solucionar problemas nas organizações. Antes de contratar uma plataforma de gestão de aprendizado (LMS) converse com seus colaboradores sobre quais são as maiores dificuldades que eles possuem no dia a dia. Além disso, é interessante pesquisar sobre a dificuldade de aprendizado. 

2. Defina um objetivo: Após descobrir quais são os principais problemas enfrentados pelo time, é hora de traçar um objetivo a ser alcançado em conjunto. É importante que o objetivo seja real e possível de ser alcançado. 

3. Avalie a estratégia atual: Caso a empresa já tenha uma estratégia em andamento, antes de contratar a plataforma é importante que a equipe analise em quais pontos a estratégia atual está falhando – como a aplicação prática do conteúdo que é atualmente trabalhado, por exemplo. A partir disso será mais fácil encontrar a plataforma de aprendizagem que vá solucionar este problema. 

4. Verifique a usabilidade da plataforma: Ao contratar a plataforma, peça ao seu parceiro para testar a sua usabilidade. Verifique se todas as informações estão rodando de acordo com o esperado. Vídeos e jogos costumam demandar mais atenção. 

5. Multiplataforma: A plataforma de aprendizagem contratada deve disponibilizar acesso responsivo a diversos devices – computador, celular, tablet e outros dispositivos que a empresa faça uso. Ser multiplataforma permitirá que mais colaboradores tenham acesso, afinal algumas pessoas não possuem computador em casa, mas grande parte tem celular. 

6. Suporte: No dia a dia, o suporte que a empresa contratada prestará é fundamental. É importante entender como o fornecedor vai agir quando os problemas acontecerem e também quais serão as providências tomadas. 

7. Olhe para o futuro: As empresas estão sempre desenvolvendo novos sistemas de aprendizagem. A partir disso, mantenha contato constante com o seu fornecedor para entender como as atualizações podem melhorar a experiência dos seus colaboradores e até mesmo reduzir o tempo de aprendizado. 

Escolher um LMS é muito importante para a educação corporativa dos seus funcionários. Aqui na Building 8 nós desenvolvemos soluções sob medida para a sua empresa, que podem ser embarcadas no nosso próprio LMS, o ECOB8. Quer saber mais? Entre em contato com o nosso time de especialistas! 

Publicado em 18/11/2021
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