Cheers Time – Pernod Ricard Brasil
Cases

Cheers Time – Pernod Ricard Brasil

O Grupo Pernod Ricard, segundo do mundo no setor dos vinhos e bebidas destiladas, gerenciam uma prestigiada carteira de marcas reconhecidas internacionalmente, das quais 17 constam entre as 100 maiores marcas de vinhos e destilados do globo! 

O DESAFIO 
Fazer uma transformação em toda a força de vendas partindo de um MINDSET DE VENDAS para um MINDSET DE NEGÓCIOS. 

Já estávamos na nossa 3ª ACADEMIA de VENDAS com a Pernod Ricard e existia uma exigência de trazer ainda mais inovação para essa iniciativa! 

Não existia um conteúdo formal sobre o tema, somente desafios mapeados e potenciais caminhos de solução que visavam fazer com que os clientes, dos mais diversos canais, evoluíssem seus negócios para então causar um impacto positivo nas vendas PRB. 

Parte do conteúdo era completamente focado no varejo do futuro e parte em processos técnicos da PRB e na relação de cada membro da força de vendas com seus respectivos clientes. 

Os Gerentes de Vendas e de Trade MKT deveriam ser multiplicadores, pois teríamos locais simultâneos em todo o Brasil vivendo a experiência ao mesmo tempo. Além disso, seriam responsáveis por sustentar esse novo mindset no dia a dia. 

Fomos desafiados a criar uma experiência de aprendizagem que emulasse o cotidiano de vendas nos diversos canais, que mergulhasse o time na realidade do cliente e trouxesse o shopper para o centro da cena. 

A SOLUÇÃO 
 

A primeira coisa que nós entendemos é que precisávamos criar ondas de engajamento que fossem capazes de apoiar os colaboradores a mergulhar fundo nos conceitos e colocá-los em prática. Dessa maneira criamos uma experiência que transbordou para fora do evento da academia. 

Usamos diversas metodologias e canais e revolucionamos a sala de aula tradicional com ZERO slides, em 8 horas de trabalho e com muito conteúdo relevante para discutir. Dentre as metodologias estavam: gamification, design thinking, realidade virtual, comunicação digital, aprendizagem social e informal. 

Conheça um pouco mais sobre a estrutura da solução: 

  • Anúncio do jogo e Preparação – Campanha online via hashtag na plataforma de comunicação interna com premiação para os participantes com maior número de contribuições. Os participantes foram estimulados a observar e perceber o shopper e seus clientes e compartilhar seus achados na plataforma – hashtag: #experienciaPRB.
     
  • Jogo presencial – Todo o conteúdo provocativo sobre o futuro do varejo, customer experience e success foi disponibilizado numa timeline do Facebook, num grupo fechado, onde as pessoas se associaram no dia do evento e pudemos interagir por lá. Após essa fase de sensibilização para a mudança de mindset fomos para uma etapa de jogo de tabuleiro onde os conteúdos e exercícios estavam nas cartas do jogo. Além disso, os participantes respondiam a desafios de tomada de decisão crítica após imergirem em vídeos de realidade virtual que simulavam o shopper em diversos momentos de compra. O objetivo do jogo não era vender, mas sim tomar decisões e ser o melhor consultor possível para seus clientes fazendo com que ELES VENDESSEM mais e melhor. Uma outra grande novidade proposta por nós à PRB foi subverter o tradicional treinamento por canal e trazer todos os canais juntos para jogar no mesmo tabuleiro, fazendo com que a visão se ampliasse e a inteligência pudesse ser compartilhada para além do meu negócio. 
     
  • Experiência Estendida – Continuidade da experiência gamificada no grupo fechado com campanha on-line via hashtag para ganho de pontos extras. Compartilhamento de experiências e aprendizado entre os participantes. Campanha de comunicação para manter os participantes engajados até a divulgação do resultado e entrega dos prêmios. Os facilitadores do jogo foram os próprios Gestores de Vendas e de Trade MKT, o que facilitou enormemente a transferência para a pratica no dia a dia e a fluidez nos feedbacks e processos de coaching e mentoring.

OS RESULTADOS 
Obtivemos um dos maiores CSATs da nossa história: 88. O número de posts na plataforma da organização foi surpreendente e o feedback de clientes e gestores de vendas causou enorme impacto positivo na organização. 

“A Building 8 vem desenvolvendo na Pernod Ricard um trabalho consistente de transformação da força de Vendas, por intermédio de soluções aplicáveis e criativas. Isto se deve a qualidade dos seus Consultores e à postura de co-criação que a empresa assume perante o seu cliente. Em sala de aula, através de jogos e vivências, além de uma linguagem apropriada, os participantes conseguem se envolver no treinamento, participam e saem encantados, conseguindo perfeitamente fazer a ponte entre teoria e prática. Eu recomendo fortemente a Building 8!” – Cecilia Saleme, Diretora de RH. 

Resumo da experiência: 
Veja como foi na prática a aplicação dessa super experiência de aprendizagem! 


Gostou desta solução? Entre em contato com a gente para saber mais sobre sua aplicação e como podemos lhe ajudar para resolver o seu desafio de T&D! 

Publicado em 06/06/2022
Voltar