Aprenda a implementar uma estratégia realmente eficiente de treinamento no varejo
Ecossistema de aprendizagem

Aprenda a implementar uma estratégia realmente eficiente de treinamento no varejo

Investir em programas de capacitação é essencial para garantir a formação de equipes de alta performance. E neste conteúdo, vamos destacar de maneira mais detalhada a importância do treinamento no varejo! 

Então continue a leitura para ficar por dentro do assunto e confira nossas dicas para manter os colaboradores sempre atualizados, mas sem prejudicar a produtividade do dia a dia. 

Porque é importante investir em um bom treinamento no varejo 
As ações de T&D no varejo podem trazer vantagens para a empresa como um todo. E entre as principais, podemos listar: 

  • Desenvolvimento de competências que ajudam a impulsionar as vendas;
  • Construção de um modelo de atendimento de excelência;
  • Melhora no relacionamento com os clientes e aumento das vendas;
  • Bons índices de retenção e de satisfação dos colaboradores.

Conteúdos que a sua empresa deve desenvolver 
A pluralidade de conteúdos de treinamento que sua organização pode implementar é outro aspecto que merece destaque, alinhados, claro, às suas necessidades e estratégias de negócio. A seguir, vamos apresentar alguns dos principais tipos de capacitação!
 
Conhecimento de produtos 
Para convencer os consumidores, ter um conhecimento aprofundado sobre as características, potencialidades e também o funcionamento dos itens comercializados pela organização é um fator indispensável! 

Nesse aspecto, o treinamento de conhecimento dos produtos permite que os colaboradores estejam sempre bem-informados para representar a marca, conquistando o público, tirando suas dúvidas e realizando boas vendas. 

Atendimento ao cliente nos diversos meios de contato – online ou presencial 
Atualmente, boa parte das interações entre consumidores e empresas acontece por meio dos canais digitais. E assegurar uma comunicação eficiente e humanizada nesse formato faz toda a diferença, assim como a que ocorre no meio presencial 

Para isso, a capacitação deve considerar aspectos relevantes, como a familiarização com as novas tecnologias, a utilização de uma linguagem adequada, além da importância de oferecer soluções ágeis e cada vez mais personalizadas. 

Da mesma forma, o treinamento para o atendimento presencial também é uma ferramenta muito importante para a consolidação da marca, seu jeito de ser e encantar o cliente e é imprescindível que seja padronizado. 

Acompanhamento da jornada do cliente 
Contar com equipes que compreendam o funcionamento das diferentes fases da jornada do cliente é primordial para fortalecer o relacionamento com seus públicos e oferecer experiências de compra cada vez mais satisfatórias. 

Aqui, é interessante pensar em uma capacitação de longo prazo para abordar de maneira aprofundada cada uma das etapas, do primeiro contato com a sua marca ao pós-venda, para garantir um bom engajamento dos consumidores e conquistar a fidelização. 

Principais desafios do treinamento no varejo 
Mesmo com diferentes possibilidades de treinamento à disposição, as empresas muitas vezes precisam lidar com uma série de desafios, como: 

  • A necessidade de treinar colaboradores sazonais com agilidade e eficiência;
  • A dificuldade de manter a motivação ao longo de todo o processo de capacitação;
  • A escolha das ferramentas e metodologias mais adequadas a cada caso;
  • A identificação das hard ou soft skills que precisam ser desenvolvidas com mais urgência;
  • E, principalmente, a importância de conseguir treinar as equipes sem tirá-las de seus postos de trabalho.

Conhecer e avaliar esses aspectos é essencial para investir em soluções que possam atender às necessidades de aprimoramento dos seus times de vendas. 

Dicas para capacitar os times de varejo com eficiência 
Agora que já falamos sobre as possibilidades, potencialidades e desafios do treinamento no varejo, chegou a hora de saber como transformar a teoria em prática! Para isso, destacamos os principais formatos dos objetos de aprendizagem que podem compor o desenvolvimento de uma jornada de aprendizagem nesse segmento: 

Microlearning 
A estratégia de microlearning é uma excelente solução para capacitar os colaboradores sem interferir em sua rotina de trabalho, de forma ágil e altamente eficaz. 
A ideia é produzir conteúdos criativos, instigantes, com formatos diferenciados, e dividi-los em pílulas de conhecimento para que os participantes do treinamento possam consumi-los em seus dispositivos móveis com praticidade e flexibilidade. 

QR codes 
Outra tática interessante é espalhar, em diferentes locais da empresa, QR codes que dão acesso a materiais relacionados ao programa de capacitação. 
Assim, basta que os profissionais direcionem seus smartphones para esses códigos para consultar informações relevantes e reforçar conhecimentos ao longo da sua rotina. 
Aprendizado na prática 

De acordo com a metodologia 70:20:10, 70% do aprendizado de novos conceitos acontece on the job, ou seja, no dia a dia de trabalho. 
Por isso, é muito importante que a empresa ofereça uma boa infraestrutura, recursos atualizados e um suporte adequado para que os colaboradores se sintam motivados e executem suas tarefas com excelência. 

E para garantir que o seu treinamento no varejo consiga alcançar resultados realmente satisfatórios, você pode contar com a inovação do ecossistema de aprendizagem da B8.

Publicado em 02/03/2023
Voltar