Tudo o que você precisa saber sobre Action Learning
A resolução de problemas é uma habilidade muito desejada pelos colaboradores e uma das mais valorizadas pela liderança. Mas, independentemente de tê-la ou não, o mais importante é que ela pode ser desenvolvida e trazer inúmeras vantagens para as organizações.
Prova disso é que o método “action learning”, usado para melhorar os processos em grandes corporações, está ganhando cada vez mais espaço também entre empresas de médio e pequeno porte.
Segundo Luiza Helena Trajano, presidente do conselho administrativo da rede Magazine Luiza: “para sermos produtivos e fazermos a diferença em nossas organizações, temos que agir com velocidade e qualidade desde a primeira vez para não termos retrabalho”.
Seguindo este conselho, fica muito clara a necessidade de desenvolver o conhecimento coletivo dos colaboradores e prepará-los para solucionar os problemas e conflitos quando surgirem.
A metodologia action learning foca justamente nesse ponto! Ela tem o poder de mobilizar pessoas a agir melhor em grupo e resolver os problemas que aparecem de forma organizada, rápida e com máxima eficiência.
Mas, afinal, o que é action learning? Continue lendo para aprender a colocar em prática!
O que é Action Learning e qual sua origem?
Durante a Segunda Guerra Mundial a mão de obra estava escassa, devido aos homens estarem no fronte de batalha defendendo suas nações. Neste período, a metodologia criada pelo professor e administrador britânico Reginald Revans, que incentivava o “aprender fazendo”, foi usada em larga escala para treinar com eficiência e rapidez novos funcionários. O objetivo era minimizar prejuízos às empresas e à produção.
Nascia assim o action learning – um método usado para a aquisição breve de conhecimentos específicos através da resolução de problemas e conflitos. Ele se torna eficiente ao unir a teoria e a prática para gerar um aprendizado dinâmico.
O resultado vem rápido por fazer com que os indivíduos colocarem a mão na massa, testando as teorias e colocando-as em prática no mundo real.
Mas, para que isso aconteça existem as seguintes situações: Coach; Problema; Grupo; Perguntas; Ações; Aprendizagem.
Essas etapas são importantes para aumentar o senso de pertencimento dos participantes e garantir o aprendizado a longo prazo.
O que compõe essa metodologia e como ela funciona?
Como comentamos anteriormente, a metodologia é realizada através de seis etapas. Agora vamos conversar a fundo sobre cada uma delas e como funcionam na prática.
1- O Problema: O passo inicial para aplicar o método é partir de um problema que a empresa está enfrentando. É importante que ele seja urgente e destinado para os grupos solucionarem. Através do desafio, os colaboradores se sentem impelidos a encontrar uma alternativa.
Neste caso, o problema e a atividade desenvolvida devem possibilitar o aprendizado para todos os participantes, de preferência em um nível aproximado.
2 – Coach: O principal objetivo do programa é o desenvolvimento de habilidades e o aprendizado a longo prazo. Por este motivo, é necessário a participação de um facilitador ou coach para liderar as equipes e direcionar os colaboradores a resolução de problemas, ao controle das emoções, à pressão interna e externa. Até mesmo provocar a reflexão sobre o papel de cada colaborador na organização.
3 – Em Grupo: Você já deve ter ouvido a frase, “quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado chega mais longe” da escritora Clarice Lispector. Essa é uma verdade absoluta, principalmente nas organizações.
A figura central do método action learning é realizar as atividades em grupo, entre quatro e oito pessoas, com idade, sexo e cargos diferentes para promover mais diversidade e troca de experiências.
4 – Perguntas: Segundo, George Brough, formado em ciências políticas pela London Metropolitan University, o action learning é sobre fazer as perguntas certas, ao invés de fornecermos as respostas adequadas.
Por exemplo, ao invés de questionar sobre o fracasso de um produto, se pergunte o que você pode melhorar para os próximos lançamentos e a partir das respostas é hora de desenvolver um plano de ação.
5 – Ações: Aqui é o momento em que os colaboradores, em grupo, colocam em prática aquilo que aprenderam de forma teórica. O action learning é traduzido como “aprender em ação” ou, o nosso preferido, “aprender fazendo”, que é cientificamente comprovado que gera uma maior aprendizagem a quem participa das ações.
6 – Aprendizagem: O programa de aprendizagem vai gerar conhecimento para os funcionários de imediato, a partir da exploração de problemas e resolução dos mesmos em grupo. Quanto mais ações forem desenvolvidas, mais bagagem os funcionários acumularam ao longo do tempo, mostrando que o método fomenta a aprendizagem constante.
Principais benefícios do Action Learning
Resolução de problemas urgentes; Integração do grupo; Desenvolvimento de líderes; Equipes com melhor desempenho; Transformam a cultura organizacional da empresa; Inicia a cultura da aprendizagem e do conhecimento coletivo.
Além de estimular a resolução rápida de problemas e desenvolver funcionários mais capazes e conscientes em suas ações, também amplia a motivação interna e transforma a cultura da empresa.
Para o método funcionar é importante que os colaboradores não sejam bombardeados de informações inúteis, por isso é estabelecido um problema inicial para ser trabalhado em grupo.
Por fim, lembre-se daquilo que Amelia Earhart dizia tão bem, a coisa mais difícil é tomar a decisão de agir, o resto é apenas persistência.
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