Como aplicar a metodologia 70:20:10 na sua estratégia de aprendizagem corporativa? Saiba mais!
Estratégia

Como aplicar a metodologia 70:20:10 na sua estratégia de aprendizagem corporativa? Saiba mais!

Embora, à primeira vista, esse conjunto de números pareça a representação de uma fórmula matemática, a verdade é que a metodologia 70:20:10 é uma estratégia de aprendizagem corporativa bastante eficaz. 

Neste conteúdo, vamos te contar como ela funciona na prática, além de apresentar todos os benefícios de implementá-la em seus programas de treinamento e capacitação. Continue a leitura para saber mais! 

A metodologia 70:20:10 
O conceito da metodologia 70:20:10 foi apresentado pela primeira vez nos anos 1990 como resultado dos estudos de um trio de professores do Center for Creative Leadership, na Carolina do Norte (EUA): Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo. 

Juntos, esses acadêmicos defendiam um sistema de aprendizagem que se dividia em três partes complementares, com o objetivo de colocar os colaboradores como protagonistas de suas jornadas de capacitação, estimulando o engajamento nas atividades e otimizando a absorção dos novos conhecimentos. 

Quando colocada em prática, essa dinâmica funciona da seguinte maneira: 

70% do aprendizado acontece on the job, ou seja, durante a rotina de trabalho por meio da resolução de desafios, do desenvolvimento de novas competências e da execução das tarefas diárias; 20% dos novos conhecimentos são provenientes do contato dos profissionais com seus colegas, superiores e da troca de informações úteis para a realização de suas atividades e otimização dos processos corporativos; 10% da aprendizagem vem da utilização de métodos mais formais de ensino para apresentar os conceitos e teorias que, mais tarde, serão aplicados na prática. 

As principais vantagens de investir nesse modelo de aprendizagem 
Adotar a dinâmica proposta pela metodologia 70:20:10 pode trazer uma série de benefícios não só para a capacitação dos colaboradores, mas para o crescimento da empresa como um todo. A seguir, você vai conhecer alguns dos principais! 

Aprendizado na prática 
Tendo em mente que a maior parte do aprendizado na metodologia 70:20:10 vem das experiências e vivências do aprendiz com a aplicação do conteúdo, um dos principais benefícios dessa estratégia é justamente a possibilidade de absorver os novos saberes de forma prática. 

Utilizando esse método nas empresas, os colaboradores passam a ter a oportunidade de se especializarem em suas funções de forma muito alinhada às suas reais necessidades, além de possibilitar que encontrem mais rapidamente soluções diferenciadas para realizar suas atividades. 

Equipes mais engajadas e motivadas 
A troca de vivências e conhecimentos práticos entre os colaboradores é extremamente valiosa. Afinal, não só potencializa o aprendizado individual como também aumenta a integração entre as equipes, que passam a atuar de forma mais colaborativa para enfrentar os desafios do dia a dia com criatividade e inovação. 

Essa atuação conjunta também cria um sentimento de pertencimento que faz com que os profissionais se sintam mais valorizados por suas habilidades e, consequentemente, mais propensos a se engajarem nas atividades da empresa. 

Aumento da produtividade 
Por fim, a soma de fatores como a aquisição de novos aprendizados teóricos e práticos, a implementação de rotinas inovadoras e a maior integração entre os times, tudo isso promove como resultado um aumento significativo na produtividade da empresa. 

Isso porque quando os colaboradores conseguem trazer para seu dia a dia o conhecimento adquirido nas estratégias de capacitação a qualidade nas entregas aumenta, o índice de retrabalhos diminui e a companhia adquire mais facilidade para se destacar da concorrência ao se adaptar às novas demandas do mercado com agilidade e eficácia. 

Como implementar a estratégia 70:20:10 em sua empresa 
Primeiramente, é importante frisar que os gestores e profissionais de RH devem atuar em conjunto para avaliar as necessidades mais urgentes da empresa e as principais lacunas de conhecimento apresentadas pelos times. 

A partir daí, é possível estabelecer um programa de desenvolvimento que valorize todas as etapas necessárias à capacitação dos colaboradores, seguindo a seguinte dinâmica: 

Para promover a base conceitual do conteúdo, os 10% de aprendizagem formal previstos pela estratégia, é importante estruturar atividades de desenvolvimento em formato de cursos com diferentes objetos de aprendizagem, palestras, workshops e seminários. ; 

Para os 20%, a dica é investir em ações de coaching, mentoring, em feedbacks eficazes, além de fóruns e grupos de discussão que estimulem a troca de informações entre os profissionais; 

Para os 70%, assegurar uma boa infraestrutura, com recursos e dinâmicas que auxiliem os colaboradores a colocar os novos conhecimentos em prática, é essencial para manter os times genuinamente motivados e engajados no seu processo de desenvolvimento. 

Se você gostou de conhecer todo o potencial da metodologia 70:20:10, continue aqui no blog da B8 e conheça outras estratégias para otimizar ainda mais seus treinamentos corporativos!

Publicado em 14/03/2022
Voltar