Descubra como construir times de alta performance para superação de resultados
Estratégia

Descubra como construir times de alta performance para superação de resultados

Funcionários dedicados, que geram resultados acima da média e possuem alta performance são a menina dos olhos de qualquer empresa. Mas você sabe como incentivar suas características? 

O trabalho em equipe é altamente potencializado quando o time é composto por profissionais que colaboraram, se sentem pertencentes, tem propósito e estão seguros em suas atividades, na empresa e no time. Conheça mais sobre a alta performance e como obter resultados em sua empresa.

Características de profissionais de alta performance que se destacam em suas profissões 
Colaboradores qualificados e com capacidades diferenciadas se tornam uma excelente ferramenta para formar equipes que geram resultados em menos tempo e com mais precisão. 

Profissionais de alta performance apresentam algumas características em comum como persistência, foco, criatividade, capacidade de inovação e geração de novas ideias, resiliência, espírito empreendedor, capacidade de tomada de decisão, agilidade e determinação. 

Mas, mais do que colaboradores atuando de forma individual, para superar resultados, é preciso contar com equipes de alto nível. 

4 pilares essenciais dos times de alta performance 
Segundo Pesquisa Britt Andreatta são necessários 4 pilares principais para se ter um time de alta performance. Conheça quais são esses 4 pilares e a importância de cada um: 

  • Colaboração. Essa é a característica principal de um time de alta performance, afinal, é preciso que todos tenham alto desempenho, suprindo e ajudando a cobrir os gaps uns dos outros para que o resultado final seja alcançado. Além disso, o espírito colaborativo melhora o clima da empresa e garante mais motivação. Pesquisa da Salesforce – empresa americana de softwares, aponta que 86% dos funcionários e executivos mencionam a falta de trabalho em equipe e colaboração como o grande responsável por grande parte das falhas nos processos empresariais. 
     
  • Pertencimento e inclusão. Para ter colaboradores dispostos a se dedicar a projetos e atividades propostas é preciso que ele esteja engajado com tal desafio. Para isso, é preciso ter senso de dono, possível através de uma cultura organizacional que valorize o colaborador, fazendo-o se sentir parte do processo. É preciso ouvi-lo e entender suas necessidades, fornecendo assim a base que ele precisa para alcançar os objetivos propostos. 
     
  • Propósito. Para se comprometer com algo é preciso que aquilo faça sentido. É preciso haver motivação e propósito para o projeto. Por outro lado, independente de atuar em cargo de liderança ou não, o colaborador escolhido para determinada atividade ou projeto precisa receber a confiança de seus superiores para que a execução seja mais assertiva e ele se sinta capaz, tenha autonomia e segurança para tomar decisões e fazer escolhas. 
     
  • Segurança. Por último, sendo a base para toda a estrutura, é preciso que o clima organizacional e o respaldo dos líderes garantam segurança aos colaboradores, tanto física quanto psicológica. Para superar limites, muitas vezes é preciso testar algo, que por sua vez pode acarretar falhas ou erros. O colaborador precisa estar seguro de contar com sua equipe durante todo o projeto no qual está inserido. 

A importância da alta performance para os resultados do negócio 
Quando falamos em alta performance das equipes, precisamos falar também sobre a performance da empresa. Se as equipes internas possuem características que levam à superação de metas e alto desempenho, o resultado será uma empresa com crescimento mais expressivo no mercado em que atua. 

Equipes que atuam de forma ágil, assertiva e com foco em resultados são capazes de traçar estratégias inovadoras, escalonar processos ágeis, implementar melhorias e atuar na correção de erros de forma rápida. Assim, podemos compreender como um time de profissionais de alta performance é capaz de atingir e superar metas individuais, de equipe e da empresa. 

O papel das empresas na formação de profissionais de alta performance 
Para que os profissionais possam contribuir de forma efetiva e habilidosa, as empresas precisam dispor de ferramentas e recursos tecnológicos, claro, mas também precisam contar com uma cultura de aprendizagem e um bom clima, para permitir que cada colaborador possa atingir seu máximo potencial. 

Essa busca pode começar pelos pilares para a construção de times de alta performance, estipulando diretrizes e trazendo soluções que propiciem a criação dessa estrutura. 
Treinamentos, capacitações, cultura organizacional, políticas internas, campanhas de incentivo e momentos de interação como team building e outras dinâmicas, são algumas das soluções que ajudam a garantir a construção de times mais colaborativos e uma excelente forma de desenvolver a confiança nos profissionais. 

A Building 8 tem soluções personalizadas para o desenvolvimento de equipes de alta performance em sua empresa. Saiba mais sobre nossas experiências de aprendizagem.

Publicado em 05/01/2023
Voltar