Saiba como implementar sua universidade corporativa com sucesso
Hoje em dia, implementar uma universidade corporativa é uma estratégia que faz toda a diferença para muitas empresas, contribuindo de maneira significativa para a formação de equipes cada vez mais qualificadas.
Mas se essa realidade ainda não faz parte da rotina da sua organização, não precisa se preocupar. Neste conteúdo, vamos apresentar o conceito e as vantagens da universidade corporativa (UC), além de compartilhar algumas dicas que vão ajudá-lo a colocar essa ideia em prática. Confira!
O conceito de universidade corporativa
Em poucas palavras, a universidade corporativa é um sistema de ensino-aprendizagem voltado especificamente à capacitação dos colaboradores.
O objetivo é oferecer todos os recursos necessários para assegurar que esses times se mantenham constantemente atualizados e desenvolvam não apenas conhecimentos técnicos, mas também habilidades comportamentais valiosas para a organização.
Como uma UC funciona
Uma universidade corporativa é composta por um conjunto de elementos que, juntos, contribuem com a formação de equipes de alta performance e com a conquista de resultados que se refletem no desempenho da companhia em seu segmento de atuação.
Para isso, a UC deve contar com alguns aspectos relevantes, como:
- desenvolvimento de cursos e treinamentos frequentes;
- disponibilização de materiais didáticos informativos e instigantes;
- uso de ferramentas tecnológicas interativas, como aplicativos e plataformas de EAD;
- realização de atividades práticas para fixação dos conteúdos;
- acompanhamento de frequência, desempenho no conteúdo e outros KPIs.
Pontos altos de investir em uma universidade corporativa
Quando estruturada de maneira adequada, a UC pode trazer uma série de benefícios para a empresa como um todo. Assim, lado a lado com o desenvolvimento das hard skills e das soft skills mais valorizadas pelo mercado, também podemos destacar:
- diversidade de formatos de conteúdo, otimizando o processo de aprendizagem;
- aumento da integração entre os colaboradores;
- agilidade no processo de adaptação dos profissionais recém-contratados;
- construção de uma cultura de aprendizagem contínua;
- crescimento dos índices de produtividade e da qualidade nas entregas;
- praticidade para avaliação dos resultados.
Como tirar seu projeto de UC do papel
Agora que você já conhece algumas das características e vantagens de uma universidade corporativa, vamos descobrir como implementá-la em sua organização!
Defina seus objetivos
Saber quais são os objetivos da sua empresa a curto, médio e a longo prazo é essencial para implementar um projeto de UC realmente consistente.
Afinal, a partir dessa avaliação os gestores e o RH poderão traçar estratégias que consigam preencher as lacunas de conhecimento dos colaboradores, além de habilitar as equipes para conquistar resultados que realmente contribuam com o crescimento da organização.
Construa um planejamento bem-estruturado
Definidos os objetivos que sua empresa deseja conquistar com a universidade corporativa, o próximo passo é o desenvolvimento do planejamento. Nessa fase, são estabelecidos aspectos importantes, como:
- segmentação de públicos, entendimento de seus perfis e necessidades;
- estrutura da UC e das trilhas de aprendizagem;
- formato dos conteúdos apresentados em cada treinamento;
- cronograma e orçamentos para execução das atividades propostas;
- ferramentas que serão utilizadas ao longo dos programas de capacitação.
Invista em uma boa plataforma de aprendizagem
A escolha da plataforma de aprendizagem ideal é essencial para garantir o sucesso da sua universidade corporativa. Aqui, a dica é procurar soluções que atendam às necessidades da sua empresa de forma integral.
Assim, os colaboradores podem ter acesso aos conteúdos de maneira fácil e prática, e os gestores e profissionais de RH podem hospedar e compartilhar os materiais didáticos com alta qualidade, além de realizar um acompanhamento completo de todas as etapas do treinamento.
Desenvolva conteúdos relevantes
Mais do que transmitir um alto volume de informações, um bom conteúdo deve conseguir despertar o interesse do seu público para, assim, garantir resultados mais satisfatórios.
Para isso, é interessante alinhar os objetivos da capacitação ao perfil dos colaboradores para que os novos conhecimentos possam ser transmitidos de maneira eficaz, com uma linguagem adequada e motivadora.
Motive a participação dos colaboradores
Por fim, a criação de campanhas de incentivo é essencial para que as equipes se sintam motivadas a participar dos treinamentos oferecidos pela organização. Uma boa sugestão nesse caso é reunir os departamentos de RH e marketing para pensar em ideias que sejam criativas, instigantes e ressaltem como o aprimoramento de conhecimentos e habilidades pode contribuir com o crescimento individual de cada profissional.
E na hora de implementar a sua universidade corporativa, você pode contar com o potencial do Building 8 Learning Success para conquistar os melhores resultados.