Descubra como o storytelling pode alavancar seus programas de educação corporativa!
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Descubra como o storytelling pode alavancar seus programas de educação corporativa!

Descubra como o storytelling pode otimizar seus programas de educação corporativa! 

O uso das técnicas de storytelling na aprendizagem corporativa tem ganhado cada vez mais popularidade entre as empresas dos mais diferentes segmentos de mercado. Por outro lado, ainda existem muitas companhias que não compreendem o verdadeiro potencial dessa estratégia ou não sabem como colocá-la em prática em ações de desenvolvimento. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com alguns bons motivos para você utilizar o storytelling em seus treinamentos corporativos. Além disso, listamos dicas que vão te ajudar a implementá-lo com sucesso. Confira! 

Por que o storytelling é tão importante para a aprendizagem corporativa? 
A arte de contar histórias para despertar o interesse do público ou simplificar conceitos que à primeira vista poderiam parecer altamente complexos, não é uma novidade e pode ser extremamente eficaz para capacitar os colaboradores de forma criativa e engajadora. 

A seguir, confira algumas das razões pelas quais o storytelling é considerado uma ferramenta tão importante para a educação corporativa! 

  • É uma boa forma de atrair sua audiência
    Tanto em livros quanto em séries ou filmes, todos gostam de acompanhar histórias. Isso acontece porque nossa espécie é, de fato, movida por elas. Os primeiros registros da nossa espécie, as pinturas rupestres, são um belo exemplo disso. 

    Por meio das histórias buscamos entender e dar significado ao que nos acontece no dia a dia desde sempre! Não é à toa que uma narrativa bem conduzida, com um protagonista carismático e alguma espécie de conflito ou desafio a ser solucionado nos despertam tanto a curiosidade por saber como tudo vai ser resolvido no final. 
     
  • Ajuda a criar conexões valiosas 
    Quando o público se identifica com a personalidade ou com alguma situação vivenciada por um personagem, logo se estabelece uma conexão emocional positiva que gera aproximação e, consequentemente, estimula o engajamento. 
     
  • Facilita a memorização de informações 
    Uma vez que o público desenvolveu uma conexão emocional com uma história, o cérebro passa a registrá-las como uma lembrança agradável, gerando uma neuroassociação que contribui com a formação de memórias mais duradouras. As emoções geradas se tornam, assim, importantes aliadas ao processo de ensino-aprendizagem. 
     
  • Torna o conteúdo mais humanizado 
    Fórmulas extensas ou informações extremamente técnicas, como o funcionamento de maquinários de alta complexidade, geralmente são mais difíceis de serem armazenadas pelo cérebro. Nesse aspecto, o storytelling faz com que o conteúdo seja transmitido de forma mais significativa e cativante, despertando o interesse e facilitando a aprendizagem. 

Como implementar essa estratégia com sucesso em seus treinamentos? 
Agora que você já sabe por que utilizar o storytelling em suas ações de capacitação e como ele pode ser altamente vantajoso, vamos listar algumas dicas para colocar o conceito em prática na sua empresa! 

  • Invista em um planejamento detalhado 
    O primeiro passo para incluir as técnicas de storytelling nos seus programas de capacitação é alinhar o objetivo do treinamento ao perfil de aprendizagem dos seus times. A partir daí será possível definir todo o tom da história, a linguagem e as ferramentas que serão utilizadas para apresentar a narrativa (apresentações interativas, vídeos, atividades gamificadas e entre outras). 
     
  • Estruture sua história 
    Para contar uma história relevante, é importante incluir alguns elementos essenciais para engajar o seu público e assegurar que os conhecimentos sejam transmitidos adequadamente: Ambientação e construção dos personagens: essencial para que os participantes consigam realmente visualizar os acontecimentos da narrativa e criar uma identificação com o perfil e as necessidades das personas; Apresentação do conflito: essa etapa apresenta os desafios que os personagens vão enfrentar ao longo da jornada e deve ter uma relação com as situações vivenciadas no dia a dia da empresa; Desenvolvimento da narrativa: aqui o storytelling deve focar na identificação de artifícios e na apresentação de ações que levem à solução do conflito; Conclusão: assim como a fase de apresentação deve encantar o público, o fechamento deve motivar a ação, mostrando a evolução dos personagens e instigando os participantes a colocar os conhecimentos aprendidos em prática. 
     
  • Aplique a estratégia nos treinamentos e avalie os resultados 
    Agora chegou a hora de colocar esse conceito em ação no seu treinamento! E aqui é interessante ressaltar que, tanto numa iniciativa presencial quanto numa iniciativa on-line, é realizar um acompanhamento ao longo das atividades para medir os níveis de interesse e engajamento das equipes durante a apresentação da narrativa. Outro aspecto relevante para a empresa é realizar uma avaliação ao final do processo para observar como os ensinamentos estão sendo aplicados na rotina corporativa e avaliar a necessidade de ajustes de roteiro nas ações de desenvolvimento ou novos treinamentos. 

Utilizar o storytelling é uma excelente estratégia para tornar as ações de capacitação mais dinâmicas e instigantes. Se você se interessou por este recurso e gostaria de conhecer outras ferramentas de educação para empresas, aproveite para conferir os outros conteúdos aqui no blog da B8! 

Publicado em 28/03/2022
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