Descubra a importância de engajar a liderança para alavancar a aprendizagem da sua organização!
Liderança

Descubra a importância de engajar a liderança para alavancar a aprendizagem da sua organização!

Uma empresa que busca conquistar o sucesso precisa ter líderes que se identificam com a sua cultura organizacional e estão preparados para lidar com possíveis mudanças, além de promover continuamente o desenvolvimento do seu próprio time. 

Mas como incentivar essa ação dos líderes para que sejam verdadeiros porta-vozes dos valores e do propósito da empresa, ao mesmo tempo que saibam ouvir outras opiniões, dar voz e exemplo de conduta para as equipes? 

Isso tem tudo a ver com aprendizagem! Por isso, queremos mostrar aqui nesse artigo a importância de um time de liderança bem engajado para alavancar a cultura de aprendizagem na organização de forma eficiente e assertiva. Continue a leitura e confira nossas dicas! 

O que é engajamento organizacional? 
Engajamento organizacional é a ligação que o profissional tem com seu trabalho. Mais do que um contrato de trabalho e de suas responsabilidades nas atividades, é sobre uma ligação emocional com a empresa. 

Esse vínculo é conquistado quando o profissional compartilha do mesmo propósito da companhia e entende que ele faz parte do seu ativo mais importante – o capital humano. 

Outro incentivador desse vínculo é quando o colaborador percebe que é valorizado. Seja ele líder ou não, questões como ser ouvido e direcionado a ações de desenvolvimento nutrem essa percepção. 

Por que engajar a liderança? 
Um dos principais motivos do desencorajamento e da falta de produtividade dos colaboradores ocorre quando o gestor age mais como chefe do que como líder. Um verdadeiro líder aponta o caminho e percorre o trajeto junto do seu time, encorajando e agindo como facilitador dos processos. 

Já o chefe não dá liberdade e quer exercer a relação de poder, demandando tarefas e cobrando resultados sem, muitas vezes, reforçar o propósito das atividades. Reproduzir esse segundo comportamento é mais comum do que parece e pode ser percebido tanto em “líderes de primeira viagem”, quanto em lideranças mais antigas; em geral, são líderes que estão despreparados. 

É por isso que é muito importante engajar a liderança aos valores certos e incentivar seu próprio desenvolvimento. Isso possibilita que o líder seja percebido pelos colaboradores como capaz para exercer seu papel, confiável e, até mesmo fonte de inspiração em comportamentos e ideias, fomentando indiretamente a aprendizagem. 

Além disso, um time que confia em seu líder está dando um importante passo para se tornar mais colaborativo e, consequentemente, pode ter mais facilidade para performar. 

Preparar a liderança para saber lidar com esse desafio e oferecer ferramentas para que ela possa exercer o seu propósito junto ao time torna-se, então, uma estratégia primordial aos negócios. 

Como engajar a liderança? 
Para que tudo isso seja possível, enfim, destacamos 3 pontos fundamentais para começar ou reforçar esse engajamento da sua liderança e incentivar a cultura de aprendizagem. Acompanhe! 

1. Treinamentos de preparação: Nem todos os profissionais chegam à gestão sabendo liderar. Mas liderança é uma competência que pode ser aprendida e que deve ser continuamente aperfeiçoada. Por isso, investir em conhecimento e qualificação é o primeiro passo para você contar com um time de líderes verdadeiramente engajados ao seu propósito e prontos para lidar com seus times da melhor forma. 

2. Incentivo à comunicação de mão-dupla: Dependendo da postura, a liderança pode ser vista como inacessível, composta por pessoas extremamente atarefadas e distantes da operação. O incentivo à comunicação constante deve fazer parte da cultura organizacional para que esse tipo de percepção não ocorra. Abrir comunidades, promover sessões para discussão e praticar o feedback são ações fundamentais. Além disso, ouvir o colaborador no dia a dia fomenta a confiança e, ao mesmo tempo, facilita o aprendizado, uma vez que aproxima e incentiva a troca de experiências e informações, resultando num time mais preparado. Para isso, a empresa precisa reforçar ao líder a vantagem de estar próximo do seu time. 

3. Incentivo ao aprendizado constante: Ser líder não é sinônimo de ser um herói. Ninguém é perfeito e nem precisa salvar o mundo sozinho. Promover constantemente ações de desenvolvimento e também incentivar que a liderança busque pela aprendizagem traz à tona a ideia de que ninguém sabe tudo e precisa constantemente evoluir. 

Ao mesmo tempo, o líder também deve incentivar o aprendizado de sua própria equipe, seja promovendo o que ele mesmo sabe, seja demandando da empresa projetos de treinamento ou mesmo direcionando e incentivando o auto desenvolvimento dos membros do time. Afinal, aprender é um processo infinito para todos e conhecimento deve sempre ser compartilhado. 

Conclusão 
Em times onde a liderança está engajada ao propósito da companhia e a importância do aprendizado constante são percebidas mais ideias, colaboração e um ambiente muito mais harmônico e, ao mesmo tempo, positivamente competitivo. 

Como vimos, as atitudes e o preparo da liderança têm papel fundamental na construção da cultura de aprendizagem de uma companhia. Se você também acredita na importância do desenvolvimento contínuo e tem o objetivo de engajar mais a liderança de sua empresa à sua missão, seus desafios e oportunidades de melhoria, venha conhecer a B8! Possuímos ferramentas de treinamento corporativo para desenvolver as habilidades que o seu time precisa. Fale agora mesmo com os nossos especialistas! 

Publicado em 08/02/2022
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