Trabalho em equipe: como criar um ambiente colaborativo?
O grande segredo de um trabalho em equipe exemplar está no líder do time. Pode parecer paradoxal, mas a base para um ambiente colaborativo realmente saudável está em um gestor atento e disponível.
O papel do líder não está restrito a tomar decisões e definir tarefas, seu grande mérito é construir um time autônomo, capaz de fazer o melhor, exatamente por ter uma liderança com a qual se sente seguro.
Obviamente que outros fatores são importantes para que o trabalho em equipe seja realmente relevante para a empresa. Vamos apresentar os principais, continue a leitura!
Como incentivar o trabalho em equipe
1. Contrate um bom gestor: Parece simples, mas é uma tarefa árdua. O gestor que incentiva um time a trabalhar junto não é aquele que manda e distribui atividades. Na verdade, é aquele que sabe identificar o melhor do colaborador.
Ele entende qual é o ambiente que potencializa as qualidades e talentos do funcionário e direciona-o para esse caminho profissional. Desta forma, uma série de coisas acontecem: o colaborador se sente mais motivado, reconhecido e passa a se sentir mais à vontade e confiante para realizar suas tarefas. Tudo se trata de uma identificação de competências.
2. Gestor: confie no seu time: Isso significa não concentrar todas as decisões em uma única pessoa, a hierarquicamente mais preparada. O trabalho em equipe precisa ser um ambiente horizontal, no qual todos se sintam à vontade para questionar, melhorar e até errar – afinal, também é parte do processo.
Um time verdadeiro tem autonomia para decidir sobre questões estratégicas da empresa e está preparado para as consequências de suas escolhas.
3. O feedback não pode faltar: O objetivo do gestor que almeja criar um grande time passa pelas etapas de atração e contratação de talentos e desenvolvimento de pessoas. O último processo diz respeito a entender e direcionar o colaborador e oferecer devolutivas para que ele cresça na corporação. Os feedbacks não precisam ser cerimônias, os apontamentos podem ser feitos imediatamente após as situações necessárias. Assim, a relação fica mais clara e o colaborador tem mais chance de compreender o processo.
4. Conexão: Outro item fundamental para que o trabalho em equipe funcione é a conexão entre as pessoas. Um bom gestor, ao extrair o melhor de cada um, é capaz de facilitar a interação entre o time. Gerando a relação necessária para que a união aconteça.
Em tempos de pandemia, isso pode ser um pouco mais difícil, mas não deixe de lado atividades e interações que gerem aproximação, mesmo que on-line. Pesquise formatos especiais para o momento à distância que vivemos.
Ao investir em cada um desses pontos com afinco, em breve, será possível desfrutar dos benefícios do trabalho em equipe. Conheça:
Pluralidade
O trabalho em equipe oferece algo que uma criação individual não é capaz, a multiplicidade de visões. A riqueza e a experiência individual constroem inovação para sua empresa. A troca de informações e insights é mais intensa e o ambiente mais propício a ideias disruptivas.
Colaboração
Um time que realmente trabalha junto está sempre pronto para auxiliar os outros colegas. Pedir ajuda deixa de ser um momento de “fraqueza” para ser um momento de contribuição.
Qualidade
Outra consequência do trabalho em equipe. O time passa a sair da apatia de entregar apenas a demanda e passa a querer destacar os talentos que cada um representa na equipe.
Felicidade
Ao ocupar o papel que desempenham melhor dentro do time, os colaboradores se sentem à vontade, reconhecidos e mais felizes com o trabalho.
Resultados
Com todos os pontos que citamos, chegamos à consequência que gerou todo o percurso: os resultados. Ao desenvolver um time de alta performance, as chances de alcançar e até superar as metas ficam cada vez maiores.
Conclusão
O trabalho em equipe começa com uma pessoa só: um bom gestor. Ele precisa usar suas competências para atrair e contratar os talentos que precisa.
Também é seu papel, por meio de atividades e interações, identificar os talentos de cada um e direcioná-los a atividades que intensifiquem suas principais características positivas.
Depois disso, é hora de guiar o time a se sentir parte da empresa: dar espaço à tomada de decisões e a discussões estratégicas.
Esse é um processo muito importante e a Building 8 pode te ajudar!