Como desenvolver multiplicadores e criar uma cultura de aprendizagem? Nós contamos para você!
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Como desenvolver multiplicadores e criar uma cultura de aprendizagem? Nós contamos para você!

Compartilhar conhecimentos é essencial em qualquer contexto, principalmente quando falamos do ambiente corporativo, onde a criação de uma cultura de aprendizagem contribui diretamente para o engajamento e o crescimento dos negócios. Mas para colocar esse plano em prática com sucesso é essencial desenvolver multiplicadores! 

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre esses profissionais, a sua relação com a educação corporativa, além de apresentar um passo a passo que vai ajudar a sua empresa a crescer ainda mais. 

Continue a leitura! 

Afinal, quem são os multiplicadores de aprendizagem? 
Os multiplicadores de aprendizagem ou de conhecimento, como também são chamados, são responsáveis justamente por compartilhar seus diferentes saberes, habilidades e experiências com outras pessoas ao seu redor. 

Nesse caso, o diferencial está concentrado não apenas na transmissão de informações relevantes, mas principalmente no dom de cativar os ouvintes e inspirá-los, transformando os ambientes de forma positiva e contribuindo com a adoção de posturas mais colaborativas e engajadas. 

É interessante observar que o multiplicador não precisa ser um professor ou um profissional do RH. Todos os colaboradores podem exercer essa função, mas é importante que eles tenham boas habilidades de comunicação e um bom perfil colaborativo. 

Geralmente, aqueles que assumem essa missão na empresa estão há mais tempo, conhecem os procedimentos internos, na prática, e são vistos como referência pelos demais colaboradores. 

Qual é a relação da cultura de aprendizagem com os multiplicadores? 
A cultura de aprendizagem, como o próprio nome indica, está relacionada a uma postura corporativa que estimula a aquisição e compartilhamento de conhecimentos, bem como sua aplicação no dia a dia da empresa. 

Nesse cenário, os multiplicadores podem contribuir ativamente com o desenvolvimento dos colaboradores, aproveitando suas habilidades de comunicação e espírito motivador para dar suporte aos treinamentos, acompanhar os processos de onboarding, dar feedbacks mais assertivos e criar uma ponte que ajude a aproximar gestores e funcionários. 

O resultado é a construção de um capital intelectual valioso e a formação de times altamente capacitados e mais preparados para responder às mudanças e inovações com agilidade e eficiência. 

Como desenvolver multiplicadores? 
Por fim, vamos finalizar este conteúdo com um passo a passo prático que vai ajudar a sua empresa a desenvolver multiplicadores de alta performance! 

1 – Identifique colaboradores com potencial para se tornarem multiplicadores: Podemos dizer que essa primeira etapa é uma “fase de observação”: é o momento de analisar o perfil de cada colaborador e destacar entre os times os profissionais que contam com as caraterísticas necessárias para ser um bom multiplicador. 

2 – Oriente adequadamente os multiplicadores: Uma vez escolhidos os multiplicadores, é hora de investir em uma estratégia de capacitação para que eles se tornem mentores e possam aplicar os treinamentos corporativos de forma didática, objetiva e com uma linguagem que possa ser compreendida pelos colaboradores, mas que também reflita o perfil da companhia. 

3 – Elabore um planejamento estruturado: Planejar cuidadosamente o seu treinamento é essencial para garantir o sucesso da iniciativa. Afinal, essa etapa vai definir questões importantes, como objetivo da capacitação, conteúdos abordados, formato (presencial, híbrido ou EAD), duração, bem como a participação do multiplicador no processo. 

4 – Aposte em ferramentas inovadoras: Hoje em dia é possível encontrar uma série de recursos como estratégias de gamificação e de micro aprendizagem, videoaulas, podcasts, entre outros, que vão deixar seus treinamentos mais interativos e dinâmicos, facilitando o engajamento dos participantes e auxiliando o multiplicador a transmitir os conteúdos. 

5 – Mensure os resultados: A fase de avaliação permite que a empresa possa identificar os acertos do treinamento e estabelecer os aspectos que ainda precisam de melhorias. Por isso, além de contar com as ferramentas de mensuração adequadas, estabelecer uma rotina de feedbacks em que os colaboradores, multiplicadores e líderes possam compartilhar suas impressões é muito importante. 

Sem dúvidas, a construção de uma cultura de aprendizagem é indispensável para qualquer empresa que deseja se destacar em seu campo de atuação. Da mesma forma, desenvolver multiplicadores pode ser uma estratégia-chave para motivar os colaboradores a se manterem engajados nas iniciativas corporativas. 

Se você se interessou pelo assunto que abordamos aqui e quer saber mais sobre a importância de contar com táticas eficazes de educação corporativa, aproveite para baixar um guia prático reunindo tudo que você precisa saber sobre: cultura dos multiplicadores de aprendizagem. 

Publicado em 26/08/2021
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