Comportamento organizacional: a importância da inteligência emocional como ferramenta em sua empresa
O ser humano é diverso. Cada indivíduo possui sua própria maneira de pensar, agir e se comportar.
Mas para viver em sociedade é preciso mantermos regras e condutas diante da convivência com os demais. Quando esse tema é levado para o ambiente corporativo, merece uma atenção das lideranças, para que o dia a dia traga boas experiências para os colaboradores.
Comportamento organizacional: o que é?
Comportamento organizacional é o conjunto de ações, condutas e atitudes individuais do colaborador dentro do ambiente de trabalho. Posicionamento, comportamento e relacionamento individual compõem as características de um profissional, juntamente às suas competências técnicas e habilidades funcionais.
Uma pesquisa recente feita pela consultoria de recursos humanos, Michael Page, aponta que 91% das demissões ocorrem por problemas relacionados ao comportamento do colaborador. Muitas empresas acreditam que é mais fácil corrigir questões técnicas através de treinamentos, do que mudar comportamentos individuais do funcionário no trabalho.
Individual X Coletivo
Visando a manter um bom clima organizacional, ambiente colaborativo e motivador, as empresas têm buscado cada vez mais as ações, tanto individuais quanto coletivas, que cultivem seu propósito e garantam o desenvolvimento do colaborador, atrelado ao alcance de resultados.
Incentivar as interações no ambiente de trabalho, por exemplo, é uma ação coletiva essencial , que faz parte da rotina de qualquer empresa. Até mesmo companhias que atuam de forma 100% remota buscam estimular as interações entre os colaboradores.
Já para cultivar os valores da empresa é preciso que o comportamento organizacional dos colaboradores esteja alinhado a eles, levando-os a agir individualmente de forma colaborativa e exercendo influência positiva sobre os demais.
O individual sempre gera impacto dentro da dinâmica do coletivo. Nesse sentido, as lideranças têm papel fundamental de transmitir a essência e diretrizes da empresa para garantir que seus times estejam alinhados, mantendo postura e conduta colaborativa e motivadora. Do contrário, o rendimento e resultado da equipe como um todo será afetada.
Como analisar o comportamento organizacional em sua empresa
Para entender como está o comportamento organizacional em sua empresa é preciso realizar uma análise, que pode ser feita em 4 passos simples:
- Realizar pesquisas
Esse é o primeiro passo para obter uma descrição de como está sendo a conduta dos colaboradores da empresa. Analise os elementos ligados à conduta, postura e ética.
- Compreender
Após identificar o comportamento dos colaboradores, busque entender as razões pelas quais eles agem, reagem e se portam de tal forma.
- Prever
Com essas análises em mãos, faça previsões para corrigir e projetar ações que tragam resultados positivos.
- Controlar
Após identificar os comportamentos e prever novas ações será a hora de controlar o clima organizacional e traçar estratégias com base nas informações obtidas nos passos anteriores.
Inteligência emocional no trabalho
Para contribuir com o desenvolvimento dos colaboradores, uma boa ferramenta é a utilização da inteligência emocional. Daniel Goleman foi o jornalista que popularizou esse conceito. Para ele, a inteligência emocional é categorizada em 5 habilidades: autoconhecimento; controle emocional; automotivação; reconhecimento de emoções em outras pessoas e habilidade nos relacionamentos interpessoais.
Essas características certamente têm ligações com as relações no trabalho, e por isso o termo vem ganhando relevância quando o assunto é desenvolvimento dos colaboradores.
No ambiente corporativo, sobretudo em situações de estresse, as pessoas tendem a colocar suas características pessoais em jogo, repetindo padrões de comportamento com ações e reações que muitas vezes fogem do padrão que a empresa busca desenvolver em suas diretrizes, gerando queda de produtividade e comprometendo os resultados da equipe e da empresa.
A inteligência emocional como ferramenta em sua empresa
É possível desenvolver a inteligência emocional dos colaboradores e utilizar isso a favor da sua empresa. Mas lembre-se, estamos lidando com pessoas, e não robôs. Cada indivíduo possui suas próprias características, que devem ser respeitadas. O objetivo da aplicação da inteligência emocional como ferramenta para um bom comportamento organizacional deve ser de gerar interações positivas e manter um bom clima.
Insubordinações, falta de empatia, atitudes individualistas e conflitos são alguns pontos que podem ser trabalhados com o uso da inteligência emocional nas organizações. Para aplicar esse tema dentro da empresa, a melhor ferramenta é a disponibilização de iniciativas que desenvolvam o autoconhecimento, autocontrole e o senso de equipe, levando o colaborador a refletir sobre o impacto de suas atitudes e a agir de forma empática.
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