Pertencimento e protagonismo nas empresas
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Pertencimento e protagonismo nas empresas

Mais do que excelência na parte técnica das atividades exercidas, o que as empresas buscam hoje são colaboradores que sejam protagonistas dentro das organizações. E não apenas isso, mas que eles tenham também senso de pertencimento e estejam envolvidos com a cultura organizacional, consequentemente, motivados e engajados com as metas da companhia. 

Características e benefícios de um funcionário protagonista 
Para distinguir um colaborador protagonista é precisa conhecer suas principais características, que possuem fácil identificação, como: 

  • Busca alcançar seus objetivos: funcionários protagonistas são aqueles que não medem esforços para atingir seus objetivos, sejam profissionais ou pessoais; 
  • Assume responsabilidades: se compromete com prazos e entregas. É aquele que se entende como protagonista de suas próprias escolhas e resultados. Não busca culpados e entende que seu sucesso depende de seus próprios passos; 
  • Possui automotivação e autoconfiança: são aquelas pessoas que “não deixam a peteca cair”. Mesmo diante de cenários difíceis, conseguem respirar fundo e encarar os desafios, sem perder o fôlego, e ainda são capazes de tomar decisões assertivas, com base em suas próprias aptidões. 

Os principais benefícios desse perfil de colaborador para as empresas é que eles se comprometem com as entregas, possuem maior capacidade de tomada de decisão e são mais produtivos, gerando mais resultados e motivando suas equipes, além de proporcionarem mais condições de crescimento para a empresa em que atuam. 

3 dicas para se tornar protagonista e incentivar o protagonismo dentro da empresa 

Todo colaborador vislumbra crescimento profissional e ser protagonista abre as portas para essa ascensão. Para ser visto de forma diferenciada e também incentivar esse comportamento em seus times, aqui vão 3 dicas: 

  1. Tenha objetivos claros e definidos
    A partir disso, trace suas metas, estipule tempo e analise o que precisa ser feito para atingi-las. 
     
  2. Adote o lifelong learning
    Isso quer dizer, estude e busque novos aprendizados sempre. Esteja atento às experiências que vivencia e seja curioso. A aprendizagem contínua incentiva o desenvolvimento de outras habilidades que podem auxiliar a transpor desafios mais complexos no ambiente corporativo. 
     
  3. Busque inovação
    Inovar significa fazer diferente a partir de novas perspectivas, trazer novas soluções para antigos problemas e se destacar através do pensamento criativo. Esse comportamento pode ampliar as chances de destaque e crescimento. 

Sensação de pertencimento: como a empresa pode proporcioná-la? 

Para que os colaboradores exerçam seus potenciais e se tornem protagonistas é preciso, primeiramente, que estejam engajados na empresa e no cargo que ocupam. A principal chave para isso é despertar o senso de pertencimento. 

Para isso é fundamental que os colaboradores se sintam parte da empresa e dos processos. Esse sentimento desperta a motivação e cria vínculos entre colaborador e companhia, além de contribuir para um bom clima organizacional. 

Porém, para despertar a sensação de pertencimento e para que ela seja real, a empresa precisa estar atenta a iniciativas como: Pesquisa de satisfação com os colaboradores; Prática de feedback constante; Ações de engajamento; Avaliações de desempenho; Canais de comunicação e escuta; Ações voltadas para o bem-estar; Políticas e cultura com foco em pessoas, diversidade e inclusão. 

O grupo Cia de Talentos realizou uma pesquisa recente com 98 mil pessoas, e dessas, apenas 31% diz ter a sensação de que pode expor seus pensamentos e opiniões no trabalho. Esse dado nos traz a importância da abertura do diálogo com o colaborador, para que assim possa haver mais contribuições de ideias e trocas de experiência para geração de um ambiente mais colaborativo e criativo. 

Outros benefícios do senso de pertencimento são a retenção de talentos, satisfação e bem-estar do colaborador, maior engajamento e alcance de resultados, individuais e de equipe. 

Como unir senso de pertencimento e protagonismo nas organizações? 

Para que esses dois aspectos estejam presentes na companhia é preciso, antes de tudo, que a cultura organizacional e a gestão reconheçam o colaborador como peça principal da organização. A partir disso será possível criar e estabelecer junto do RH e da liderança, políticas e iniciativas que propiciem um ambiente inclusivo, inovador e diverso. 

É preciso que a empresa seja um espaço aberto à novas ideias e transparente com relação ao crescimento e desenvolvimento dos colaboradores, com um olhar cada vez mais humanizado, onde todos possam se expressar e serem ouvidos. É preciso que a empresa esteja aberta ao novo e abra espaço para que o protagonismo individual possa contagiar o coletivo, através de ações de RH e de uma cultura que valorize as ideias e incentive o diálogo constante. 

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Publicado em 06/10/2022
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