Bem-estar e saúde integral dos funcionários: tendências de 2022 que prometem ficar!
A qualidade de vida no trabalho (QVT) passou a ser um indicador do bem-estar dos funcionários e surgiu como uma forte tendência em 2022, pois se tornou tema de discussões relevantes na maior parte das companhias brasileiras. Não foi à toa.
Com a pandemia do Covid-19, as empresas se viram forçadas a implementar o home office. Isso se tornou um benefício atrativo para os colaboradores – uma vez que, nesse formato, aspectos importantes como a saúde física, mental, emocional e espiritual (que vêm sendo tema de grandes debates nos RHs das empresas) – ganharam espaço para serem cultivados, proporcionando ao colaborador uma maior possibilidade de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Pesquisa recente do site de empregos vagas.com aponta que 68% das pessoas preferem o formato de trabalho remoto ou híbrido. Mesmo com a possibilidade de retorno 100% presencial liberado pelo governo com a queda da pandemia, muitas empresas permaneceram atuando nos novos formatos, a fim de garantir esse maior bem-estar para os funcionários, aumentar a produtividade e até mesmo a economia.
A questão aqui é: independentemente da modalidade, a sua empresa está preparada para ajudar seus colaboradores a serem saudáveis num mundo cada vez mais ansioso e não linear?
Estratégias organizacionais para o bem-estar dos funcionários
Burnout, depressão, estresse, saúde mental e equilíbrio da vida pessoal são termos latentes quando o assunto é ambiente corporativo. Isso porque, por muito tempo, as empresas não se atentaram devidamente ao seu patrimônio de maior valor: o capital humano.
A boa notícia é que existe um grande movimento de humanização para garantir mais qualidade de vida no trabalho, seja no ambiente físico da corporação ou com ações pensadas para os modelos de trabalho híbrido e remoto.
Contudo, as estratégias das empresas que querem manter seus colaboradores saudáveis, tanto física quanto mentalmente, devem partir de pilares internos da companhia, visando às práticas que promovam o bem-estar de forma perene. Afinal, é preciso que a cultura organizacional tenha verdadeiramente como foco o bom clima, o engajamento, a saúde e a valorização dos colaboradores.
Como transformar a empresa em um ambiente acolhedor e benéfico para todos?
Segundo a OMS, o conceito de saúde vai muito além do físico e perpassa também pelo mental e social. A agência também defende que não se pode medir saúde apenas pelo diagnóstico ou não de doenças. Por isso, empresas que buscam oferecer boas condições de trabalho precisam estar atentas à abrangência da perspectiva de saúde.
Algumas ações simples podem agregar ao bem-estar dos funcionários. Entre as iniciativas que estão em alta em 2022, podemos destacar:
- No ambiente físico: espaços de descompressão com materiais e equipamentos como jogos, cadeiras de massagem e espaço para leitura; prática de exercícios físicos como alongamento, ginástica, yoga conduzidos por profissionais qualificados; oferta de frutas e alimentos frescos e saudáveis.
- No ambiente remoto: equipamentos ou subsídios para compra de móveis ergonômicos adequados; suporte emocional com consultas virtuais com psicólogos; treinamentos on-line para capacitação e desenvolvimento profissional e pessoal.
Mas, muito mais importante do que isso, é preciso destacar a importância de implementar uma cultura organizacional que respeite e valorize a individualidade de cada colaborador e que, de fato, esteja preocupada com a sua saúde, de forma integral. De nada adianta uma sala de descompressão com paredes estampadas com belas frases e desenhos, se nos corredores forem toleradas ações discriminatórias e não for fomentado um clima colaborativo e harmonioso.
Outra opção de ação, que pode ser aplicada de forma presencial ou virtual, é oferecer programas de desenvolvimento cujas temáticas estejam relacionadas a todos os pilares da saúde, trazendo mais conhecimento sobre as dimensões: física, mental, emocional e espiritual do ser humano. Juntas, elas são capazes de auxiliar na busca pela saúde de forma integral.
O bem-estar como fonte de benefícios para empresa e colaborador
Ações voltadas para o bem-estar no trabalho trazem benefícios para o colaborador, como: aumento da qualidade de vida; equilíbrio entre vida pessoal e profissional e redução do estresse e doenças.
Já para as empresas, os maiores ganhos com essas iniciativas são: colaboradores mais engajados com os objetivos e metas da empresa; diminuição da rotatividade; redução de faltas no trabalho e até economia – pesquisas recentes apontam que 90% dos custos com saúde estão relacionados a doenças crônicas como estresse e depressão.
Desenvolva soluções personalizadas
Programas de desenvolvimento personalizados nesta temática ajudam a ampliar a consciência dos colaboradores sobre sua saúde de forma integral, contemplando os aspectos físicos, mentais, emocionais e até mesmo espirituais.