Conheça todo o potencial das soft skills para o desenvolvimento profissional
Soft skills

Conheça todo o potencial das soft skills para o desenvolvimento profissional

As soft skills estão sendo cada vez mais valorizadas pelas empresas dos mais diversos segmentos de atuação. Mas se você ainda não está familiarizado com este conceito, não precisa se preocupar. 

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre essas habilidades e competências, além de listar quais são as mais relevantes para o mercado atual e compartilhar algumas dicas que vão ajudar seus colaboradores a desenvolvê-las em seu dia a dia! 

O conceito de soft skills 
As soft skills representam habilidades sociais que estão ligadas ao comportamento, à personalidade e às experiências pessoais vivenciadas por cada profissional. 

Embora sejam subjetivas, essas competências são essenciais para que os colaboradores desenvolvam boas relações interpessoais e saibam lidar com os desafios de maneira mais estratégica, conquistando resultados cada vez melhores e contribuindo com a construção de um clima organizacional realmente positivo. 

Como ajudar seus colaboradores a desenvolver essas habilidades 
Antes de investir em ações que promovam o desenvolvimento de soft skills, é interessante começar avaliando quais são as competências mais importantes para o crescimento dos seus negócios para, a seguir, alinhá-las ao perfil de atuação dos seus times. 

Com essas informações em mãos é possível implementar os formatos de treinamento mais adequados a cada caso para preencher os gaps de conhecimento, além de desenvolver novos talentos e aprimorar as habilidades mais valiosas de cada colaborador. 

As soft skills mais valorizadas na atualidade 
Uma pesquisa realizada pela iCIMS apontou que 94% dos profissionais de RH entrevistados acreditavam que colaboradores com soft skills bem desenvolvidas ocupariam um lugar de destaque nos processos seletivos. 

Com essa máxima em mente, vamos listar neste tópico as habilidades sociais que devem ser priorizadas pelas suas equipes! 

  1. Criatividade
    No mundo corporativo, muito se fala em “pensar fora da caixa”, e a criatividade é a competência ideal para que essa máxima seja colocada em prática, permitindo que os profissionais vislumbrem soluções inovadoras para lidar com diferentes tipos de desafio. 
     
  2. Comunicação 
    As habilidades de comunicação são indispensáveis em qualquer área de atuação! Afinal, saber como transmitir uma mensagem de maneira clara, objetiva e com a linguagem mais adequada a cada caso garante que todos compreendam o conteúdo apresentado e possam executar suas tarefas de maneira mais fluida, diminuindo a ocorrência de dúvidas e falhas no processo. 
     
  3. Inteligência emocional 
    Saber como lidar com as emoções e sentimentos não é uma tarefa simples, mas é extremamente importante, principalmente nos momentos de tensão e estresse. Por isso, a inteligência emocional tem se tornado cada vez mais valorizada pelas empresas de modo geral.
     
  4. Organização 
    Uma rotina organizada traz ganhos que vão além da entrega pontual das tarefas. Quando implementado adequadamente, esse hábito contribui com a economia de tempo, diminui a ocorrência de falhas, promove mais agilidade e faz com que o profissional seja visto como mais eficiente e comprometido.
     
  5. Liderança 
    Bons líderes têm o potencial de inspirar, motivar e engajar suas equipes. E, ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, é uma característica que pode ser desenvolvida e aprimorada, permitindo que profissionais de diversos setores possam se especializar na área para a gestão de pessoas.
     
  6. Trabalho sob pressão 
    Junto com a inteligência emocional, a capacidade de trabalhar sob pressão também é bastante valorizada pelas organizações, demonstrando que o profissional consegue lidar com situações desafiadoras sem afetar sua performance e seus resultados.
     
  7. Colaboração 
    Por fim, a habilidade de trabalhar em grupo é fundamental para que as equipes atuem de maneira integrada para conquistar resultados cada vez melhores e contribuir com a construção de um clima organizacional realmente positivo. 
     
  8. Jornadas para desenvolver as soft skills do seu time 
    Seja no formato virtual, seja no modelo presencial, desenvolvemos aqui na Building 8 jornadas de aprendizagem pautadas pelas principais habilidades destacadas pelo World Economic Forum, que podem garantir o suporte ao desenvolvimento do seu time.

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Publicado em 03/11/2022
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