Descubra como construir um futuro do trabalho centrado nas pessoas
Contar com colaboradores motivados é a chave para uma empresa que quer obter diferenciais competitivos através de alta produtividade. E para que essa motivação aconteça, é fundamental que os funcionários se sintam valorizados e reconhecidos em seu ambiente de trabalho.
Pesquisa da McKinsey – empresa americana de consultoria empresarial – realizada com mais de 167 mil profissionais, concluiu que o nível de satisfação dos trabalhadores brasileiros está em torno de 45%, ficando ainda abaixo da média mundial. E os principais motivos para essa insatisfação são a falta de reconhecimento e oportunidades de carreira.
Diante desse cenário, surge o principal desafio: como criar um futuro de trabalho centrado na valorização das pessoas?
As tendências do futuro voltadas para as pessoas
De olho em dados como esse da McKinsey, as empresas já estão em busca de voltar o olhar para colocar as pessoas como o centro da organização. Para isso, porém, é preciso que apostem em iniciativas como:
- Autonomia e autogestão dos colaboradores. Esse ponto está ligado ao cultivo da confiança mútua. Os colaboradores, embora sejam subordinados às suas lideranças, precisam sentir que há confiança em seu trabalho individual e que o ambiente é mais colaborativo do que hierarquizado.
- Foco na saúde mental. Iniciativas voltadas para o bem-estar e equilíbrio da vida pessoal e profissional do colaborador são essenciais para manter profissionais saudáveis, motivados e ainda garantir economia, uma vez que o maior custo de despesas médicas apontados ultimamente estão relacionados a estresse, depressão e burnout.
- Digital Workplace. Proporcionar um ambiente de trabalho com recursos digitais e processos automatizados, além de garantir maior controle e minimizar falhas, contribui para que os colaboradores possam focar e tenham recursos para desenvolver projetos estratégicos.
- Valorização de Soft Skills. Capacidades técnicas contam com recursos e treinamentos altamente eficientes para desenvolver tais aptidões práticas. Mas cada vez mais, colocando o colaborador como foco da empresa, as soft skills, habilidades de comportamento, estão sendo valorizadas, pois colaboradores com esse perfil conseguem motivar, ajudar, desenvolver os demais e ainda contribuir de forma relevante para um bom clima organizacional.
A inteligência emocional para um futuro centrado em pessoas
O futuro do trabalho será cada vez mais humanizado. Essa é uma colocação que vem cada vez mais sendo feita em fóruns e discussões de RH. Para desenvolver as habilidades humanas, de forma que se traduzam em resultado para a companhia, é preciso contar com uma grande aliada: a inteligência emocional.
Esse atributo apareceu com força no relatório “The Future of Jobs Report” de 2020, como uma habilidade do futuro, através da qual será possível alcançar outras mais. A inteligência emocional é a soft skill que permeia demais habilidades fundamentais para o agora e para um futuro de trabalho humanizado como: autoconhecimento, controle emocional, automotivação, reconhecimento das emoções em outras pessoas (empatia) e habilidades de relacionamento interpessoais, item fundamental para o trabalho em equipe.
Ações construtivas para um futuro centrado nas pessoas
Para resultados duradouros, é preciso que a empresa construa uma cultura organizacional voltada para pessoas, com ações e iniciativas constantes, que deem voz e vez para que os colaboradores sejam protagonistas. Além disso, destacamos aqui outras três iniciativas que são base para a valorização dos colaboradores enquanto pessoas e devem ser pensadas para garantir para o agora e para o futuro, o foco no indivíduo:
- Proporcionar um mercado de trabalho inclusivo. As políticas das empresas são, sem dúvida, o principal meio de obtermos uma sociedade com condições mais igualitárias para todos. É preciso voltar o olhar e abrir as portas para a diversidade e inclusão, aspectos enriquecedores para o ambiente de trabalho.
- Garantir o equilíbrio saudável entre trabalho e vida. Profissionais, antes de tudo, são pessoas com necessidades, anseios, características e dores diferentes. Faça pesquisas e descubra o que seu público interno valoriza e precisa para se manter saudável física e emocionalmente, proporcionando melhor qualidade de vida e consequentemente mais produtividade e resultados.
- Valorização do trabalho humano. Por mais que existam recursos e estudos que indiquem que, em menos de 10 anos, a maior parte do trabalho poderá ser substituído por máquinas, é preciso reconhecer que nada irá superar a capacidade e a inteligência humana. Estimule e valorize os potenciais humanos, desenvolvendo talentos em sua empresa. Iniciativas como o fornecimento de treinamentos, capacitações, dinâmicas, discussões e ações de incentivo são uma excelente forma de fomentar e realçar essa valorização.
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