Conheça 5 tendências do mundo corporativo que merecem destaque em 2023
Tendências

Conheça 5 tendências do mundo corporativo que merecem destaque em 2023

Ter uma noção antecipada das movimentações previstas para o mercado de trabalho é muito importante para garantir o sucesso do planejamento estratégico de qualquer empresa. Pensando nisso, vamos listar neste conteúdo as 5 tendências do mundo corporativo que vão fazer a diferença em 2023. 

Continue a leitura para saber mais e aproveite para conferir as nossas dicas que vão ajudar sua companhia a se preparar para as novidades que vêm por aí! 

Como as organizações podem se preparar para lidar com as novas tendências 
Independentemente dos objetivos de negócio da sua empresa, quando a questão em jogo é como se preparar para as novas tendências, a resposta-chave é a mesma: investir em aprendizado contínuo! 

Dessa forma, as organizações asseguram a formação de times altamente capacitados e sempre prontos para acompanhar as mudanças do mercado de maneira ágil e muito mais eficiente. 

Além disso, com o tempo, é possível até mesmo prever determinadas dinâmicas e implementar ações que ajudem a organização a se adaptar para atender às novas demandas de seus públicos e garantir seu lugar de destaque frente à concorrência. 

5 principais tendências do mundo corporativo atual 
Neste tópico, vamos listar os 5 aspectos que prometem transformar o dia a dia das empresas e de suas equipes! 

  1. Implementação do trabalho remoto 
    Há alguns anos, diversas empresas já têm aderido ao sistema home office, flexibilizando os horários e ambientes de trabalho, e extrapolando as barreiras geográficas para promover a integração de seus times em diferentes localidades. E com a pandemia do Covid-19, esse movimento se intensificou ainda mais, destacando o potencial do trabalho remoto como uma alternativa extremamente eficiente, aproveitando a evolução da tecnologia e o surgimento de ferramentas cada vez mais interativas. 
     
  2. Cuidado com a saúde mental das equipes 
    Em janeiro de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) oficializou a síndrome de burnout como uma doença ocupacional, reforçando o papel das empresas como um agente ativo para a manutenção da saúde mental de seus colaboradores. Assim, a implementação de ações que ajudassem a promover a garantir o bem-estar dos profissionais deixou de ser um diferencial para se tornar parte integrante da rotina das organizações. 
     
  3. Valorização das soft skills 
    As soft skills nada mais são do que o conjunto de competências ligadas à personalidade, ao comportamento e também à maneira como os colaboradores estabelecem suas relações interpessoais. Apesar de subjetivas, essas características têm sido cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho, evidenciando a capacidade que os profissionais têm de se adaptar a mudanças e enfrentar os desafios do dia a dia. 
     
  4. Desenvolvimento de estratégias de retenção de talentos 
    Tão importante quanto contratar profissionais competentes é a habilidade de mantê-los sempre motivados e dispostos a contribuir com as iniciativas propostas pela empresa. Afinal, além de economizar os recursos necessários para a substituição de profissionais, ao implementar estratégias de retenção de talentos as companhias ainda passam a contar com colaboradores mais engajados, gerando aumento da produtividade, melhoria do clima organizacional e uma diminuição significativa do turnover. 
     
  5. Mais autonomia para os colaboradores 
    A implementação de formatos de trabalho 100% remotos ou híbridos também traz como resultado uma maior autonomia para os colaboradores. Assim, esses profissionais passam a desenvolver habilidades valiosas como disciplina e gerenciamento de tempo, além de melhorar a qualidade de suas entregas ao estabelecer um ritmo próprio de trabalho. 

Como as novas tendências impactam os departamentos de RH 
Conforme apontamos anteriormente, construir uma cultura de aprendizagem é essencial para que as empresas consigam acompanhar as principais tendências de seus segmentos de atuação. E tendo em mente que o RH é responsável pela implementação dos programas de T&D, as mudanças do mercado exercem um impacto ainda mais significativo para esta área. 

Por isso, a dica é estar sempre de olho no que há de mais atual e procurar alavancar as principais novidades, levando em conta o perfil de atuação dos colaboradores e da companhia. Dessa forma, é possível desenvolver estratégias eficazes para e de olho no futuro, com soluções que realmente contribuam com o bom desempenho da sua empresa. 

E agora que você já está bem-informado sobre as principais tendências do mundo corporativo, continue aqui no blog da B8 e aproveite para conferir os nossos conteúdos com informações atualizadas e dicas que vão ajudar a sua companhia a crescer ainda mais! 

Publicado em 10/11/2022
Voltar