A transformação a partir da metodologia 70:20:10
Estratégia

A transformação a partir da metodologia 70:20:10

A andragogia é um termo cunhado em 1833 pelo alemão Alexander Kapp no livro Ideias Educacionais de Platão, mas que ganhou destaque na década de 1970, com o educador norte-americano, Malcolm Shepherd Knowles. Refere-se à educação de adultos em contraponto à pedagogia (do grego paidós), que é a ciência orientada às crianças. 

Desde lá, diversos estudiosos vêm debatendo o tema e algumas divergências seguem vivas até hoje. O que se tem em comum é que todos defendem que a necessidade do saber, a decisão e a motivação do que aprender garantem um processo de aprendizado mais eficiente e satisfatório. Não é à toa que as experiências personalizadas ganham cada vez mais destaque. 

Neste decorrer nasce o conceito do learning model – modelo de aprendizagem e a metodologia 70:20:10, que tem uma relação intrínseca com a andragogia. Quer conhecer um pouco mais do assunto? 

Continue conosco que vamos te mostrar tudo sobre essa transformação a partir da metodologia 70:20:10. 

Mas afinal o que é a metodologia do 70:20:10? 
É um formato de aprendizado que une a experiência, a observação e a teoria em diferentes quantidades. Considerando que as iniciativas de desenvolvimento aplicadas no meio corporativo são direcionadas ao público adulto, como o próprio conceito da andragogia já traz, é imprescindível considerar a relevância do conteúdo para esse aprendiz. Nesse sentido, a questão da experimentação, ou seja, o incentivo à aplicação ajuda a demonstrar a usabilidade dos conceitos expostos e, consequentemente, impactam diretamente na aprendizagem. 

O que significa 70:20:10? São os percentuais que identificam os índices de importância nesta metodologia. 
70 – 70% do aprendizado vem do cotidiano do profissional (on the job learning). Ele aprende na prática, trabalhando, executando. 20 – 20% chegam através da observação e do envolvimento com outras pessoas, que, em algum momento, servirão como exemplos. 10 – 10% são os cursos, seminários, livros e toda a educação formal que tivemos e temos ao longo da vida. 

Tanto os 70% quanto os 20% e os 10% devem ser considerados nas proporções mencionadas, já que é essa mescla de diversos formatos que garante o sucesso desta metodologia. Todos os três níveis são importantes e cada um deles tem um papel e um peso específico para a aprendizagem. 

A transformação dos projetos com o uso da metodologia 70:20:10 
A utilização do fundamento do 70:20:10 pode significar uma grande mudança para a cultura de aprendizagem organizacional. Como sabemos, os proveitos deste modelo estão totalmente vinculados ao envolvimento e ao engajamento dos colaboradores com o conteúdo do projeto de treinamento e desenvolvimento, pois como ele está muito pautado pela prática, se torna um grande estímulo para a aquisição de novos conhecimentos e competências. 

Também o ambiente de trabalho se transforma, pois, a partir do momento que se inicia uma mudança na cultura de aprendizagem e toda a equipe, além de estimulada a participar, reconhece o valor e a aplicabilidade dos conceitos, mudanças graduais até mesmo na aquisição de novos hábitos podem ser observadas. 

Vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios do uso da metodologia 70:20:10? 
1. Convite à ação e aproximação do aprendiz ao conteúdo – a prática aplicada à teoria. Nada melhor do que aprender fazendo; 

2. Aumento da interação social – o trabalho coletivo e a participação de todos é estimulada. A integração não somente da equipe, mas de departamentos diferentes gera um maior senso de colaboração e, consequentemente, pode aumentar a produtividade; 

3. Base para mudanças culturais – as novidades provindas deste tipo de treinamento estimulam a criação de novos conceitos e, consequentemente, de mudanças até mesmo na cultura da empresa; 

4. Aumento do engajamento aos projetos de treinamento – com a utilização de tecnologias e de uma didática diferenciada, há um maior envolvimento do colaborador e de toda a equipe, que passa a ver mais valor no conteúdo, pois sua aplicação é mais clara. 

É muito importante buscar parcerias com empresas que já tenham conhecimento no método 70-20-10. Isso vai facilitar o desenvolvimento dos projetos e das capacitações, além de diferencial online, identificar e incentivar as competências individuais. 

Diferencial Online 
Em função do isolamento social causado pela pandemia e as novas ferramentas de aprendizagem, o modelo 70:20:10 vem ganhando cada dia mais destaque nos projetos de treinamento e desenvolvimento. Na Building 8, entretanto, essa metodologia já era aplicada em nossos projetos digitais antes mesmo desse período. 

Por meio do ECOB8, por exemplo – nosso ecossistema de aprendizagem on-line, a identificação das competências individuais, a aplicação prática do conteúdo e a importância do feedback do líder sempre foram uma realidade para potencializar os resultados dos nossos projetos por meio do suporte de funcionalidades nativas da plataforma. . 

Além disso, para que a aplicação da metodologia 70:20:10 realmente seja efetiva, principalmente no meio on-line, acreditamos que é muito importante levar em consideração no desenvolvimento dos projetos pontos como: 

1. Mudar a postura – sair dos conceitos tradicionais e ousar na mudança da forma de desenvolvimento da sua equipe. Optar por formatos inovadores, que realmente transformem e explorem as competências de cada um para uma nova forma de pensar e agir. 

2. Ter um objetivo definido – saber o foco da estratégia de aprendizagem, qual a sua relevância para o mercado e também para o funcionário vai garantir o retorno do investimento nos treinamentos. 

3. Investir em novos formatos – potencializar cada treinamento por meio de recursos que não subestimem o potencial dos colaboradores, permitindo que se sintam motivados a sair da zona de conforto e, consequentemente, ampliem a sua prática de aprendizado. 

4. Utilizar indicadores – mensurar sempre os objetivos e os resultados com a intenção de corrigir os rumos da sua empresa ou instituição, caso se faça necessário. 

5. Buscar auxílio – ter parceria com empresas que tenham experiência e que ajudem na absorção de conhecimento e aquisição de competências da sua equipe. 

O jeito Building 8 de aplicar a metodologia 70:20:10 na dinâmica de aprendizagem online 
Pensar um método que se propõe a capacitar de forma prática e realmente relevante ao aprendiz é o grande diferencial da Building 8. Criamos assim um modelo exclusivo de aplicação de jornadas digitais de aprendizagem que, numa dinâmica que mescla iniciativas síncronas e assíncronas, leva em consideração momentos para essa experiência do aprendiz com o conteúdo por meio do incentivo a sua aplicação. 

Já no ECOB8, criado para ser não apenas uma plataforma de educação corporativa, oferecemos um sistema capaz de tratar cada indivíduo como único por meio de uma iniciativa totalmente assíncrona, alavancando a transferência do conhecimento para a prática e, por fim, criando consciência nos aprendizes e líderes. 

Quer saber mais sobre como aplicamos o 70:20:10 em nossos projetos? 

Entre em contato com um de nossos especialistas. Temos a solução ideal para ajudar a transformar o seu público e o seu negócio por meio da educação. 

Publicado em 22/07/2021
Voltar