Gamificação no treinamento corporativo: por que investir nessa ideia e como colocá-la em prática!
Para muitas empresas, a gamificação no treinamento corporativo se tornou uma excelente alternativa para capacitar seus times com altos níveis de engajamento.
Se você conhece esse recurso e gostaria de colocar em prática na sua empresa, mas não sabe por onde começar, vem com a gente! Vamos nos aprofundar no conceito de gamificação e mostrar por que essa ferramenta é indicada para todos os tipos de companhia. Confira!
O que é gamificação?
Gamificação é uma tradução direta do termo gamification que, na prática, significa a utilização de recursos dos jogos para apresentar conteúdos de forma mais lúdica, interativa e instigante.
Dessa forma, os treinamentos se tornam mais dinâmicos e os profissionais saem do papel de espectadores para serem protagonistas do seu processo de aprendizado.
Quais os principais fundamentos dessa técnica?
Para ser implementada de forma satisfatória, a gamificação passa por quatro etapas essenciais; e é sobre elas que falaremos neste tópico!
Desenvolvimento de um ambiente imersivo
Promover uma experiência imersiva é um dos segredos de sucesso de qualquer atividade gamificada. Por isso, o primeiro passo é pensar na criação de um ambiente, seja ele presencial ou virtual, que chame a atenção e incentive a participação dos colaboradores sem deixar de seguir o perfil e a linguagem adotada pela empresa.
Estabelecimento de regras
Em qualquer jogo, contar com regras pré-estabelecidas e claras é essencial para garantir que os desafios sejam realizados corretamente e as pontuações sejam distribuídas de forma justa, trazendo mais credibilidade à dinâmica.
Cuidado com o visual
Uma vez que as atividades gamificadas exigem a construção de cenários e avatares que vão ajudar a contar uma história e contribuir com a experiência imersiva dos usuários, a preocupação com a estética e a qualidade visual é essencial!
Criação de um pensamento voltado para o jogo
Esse é um dos aspectos mais importantes da gamificação. Afinal, trata-se de transformar um conceito teórico em uma tarefa prática e motivadora que desperte nos participantes os sentimentos de cooperação, competição e resolução de problemas. Aqui é muito importante destacar ainda que é preciso levar em conta que, em programas de desenvolvimento corporativo, os participantes são adultos e precisam ser estimulados de forma adequada – e não serem infantilizados com desafios apenas visuais e que não considerem a sua vivência, expectativas e necessidades de aprendizagem.
Quando aplicados adequadamente, esses quatro princípios fazem com que os colaboradores compreendam melhor determinados conceitos e consigam visualizar sua aplicação na prática e com mais facilidade.
Quais os benefícios da gamificação no treinamento corporativo?
Além de facilitar o entendimento de conteúdos aparentemente complexos, a gamificação promove uma série de benefícios. Entre os principais, podemos destacar:
O desenvolvimento de novas competências e fortalecimento de habilidades já existentes; Feedbacks mais rápidos e assertivos por meio do acompanhamento do desempenho ao longo do jogo; Aumento da integração entre as equipes; Melhoria do clima organizacional a partir do incentivo à colaboração; Redução de falhas e aumento da produtividade.
Por que e como gamificar as ações de capacitação da sua empresa?
Por fim, vamos listar alguns motivos para investir em atividades gamificadas e destacar dicas práticas que podem ser utilizadas já no seu próximo treinamento!
Aumento do engajamento
Ao solucionar os desafios propostos e conquistar pontuações, os colaboradores se sentirão mais instigados a avançar nas etapas do treinamento, aplicando os aprendizados em suas tarefas diárias.
Aprendizado constante
As atividades gamificadas incentivam o desenvolvimento de novas habilidades e a busca por novos conhecimentos de forma autônoma. Então, o aprendizado se torna parte do dia a dia, fazendo com que os profissionais estejam sempre atualizados.
Desenvolvimento de soluções personalizadas
Uma vez que os jogos podem ser desenvolvidos de forma personalizada, é possível adequar as missões e as tarefas à rotina empresarial e utilizá-las como ferramentas para solucionar as questões mais específicas dos times.
Agilidade na capacitação
As atividades gamificadas são altamente dinâmicas, contribuindo para uma experiência intensa de aprendizado, fazendo com que os conteúdos sejam absorvidos com mais rapidez e eficácia.
Estímulo à inovação
A tecnologia é uma grande aliada da gamificação, fazendo com os treinamentos se tornem cada vez mais interativos, permitindo a simulação de diversas atividades comuns do dia a dia de trabalho.
Então, para colocar em prática uma atividade gamificada com sucesso, a dica é alinhar os objetivos da companhia com o perfil das equipes, abordando assuntos que façam parte da rotina e adotando uma linguagem adequada que promova um sentimento de identificação e facilite a absorção dos conhecimentos.
Contar com o suporte de profissionais especializados também é indispensável para trazer à sua empresa o que há de mais inovador em termos de educação corporativa.
Se esse é o seu objetivo, a B8 oferece soluções digitais para que o seu projeto de gamificação no treinamento corporativo seja implementado com sucesso. Entre em contato conosco para saber mais!