Fique por dentro da estratégia de edutainment!
Estratégia

Fique por dentro da estratégia de edutainment!

Com o avanço das tecnologias e o surgimento de soluções educacionais com formatos cada vez mais inovadores, os departamentos de RH e T&D têm à disposição uma gama de opções bastante diversificadas para capacitar seus colaboradores. Pensando nessas alternativas, neste conteúdo, vamos dar um destaque especial ao edutainment! 

Ao longo da leitura você vai saber mais sobre o conceito por trás dessa estratégia, vai conhecer os seus benefícios e, para finalizar, vai descobrir como implementá-la com sucesso em sua empresa. Vamos lá? 

Qual é o conceito de edutainment? 
A estratégia de edutainment também é conhecida como edutretenimento e, como o próprio nome já indica, pode ser definida como uma combinação equilibrada entre o meio educacional e a área de entretenimento. 

O objetivo é aproveitar os recursos utilizados primordialmente como passatempos para transmitir o conteúdo de aprendizagem de uma maneira mais informal e dinâmica, fazendo com que os momentos de estudo deixem de ser vistos como uma mera obrigação para se tornarem algo mais leve e, por que não, mais lúdico! 

Por outro lado, vale a pena destacar que o edutainment não deve ser visto como uma distração, mas sim como uma forma divertida de estudar, melhorando a curva de aprendizado e conquistando resultados melhores do que os observados ao final de treinamentos convencionais. 

Quais são os principais benefícios de investir nessa estratégia? 
Com tantas opções de tecnologia, novas plataformas, redes sociais e aplicativos surgindo dia após dia, as empresas podem contar com uma série de recursos diferenciados para promover treinamentos cada vez mais atrativos, criativos e eficientes. 

A seguir, vamos listar algumas das principais vantagens que o edutainment pode trazer para a sua estratégia de ensino corporativo. Acompanhe! 

  • Os colaboradores se mantêm mais motivados
    Ao aproveitar os recursos de entretenimento para transmitir informações educativas e relevantes para o crescimento profissional, os cursos no formato edutainment levam a capacitação a um novo nível, em que o aprendizado mais técnico e teórico encontra com sucesso os aspectos práticos e lúdicos. Essa junção acaba despertando a curiosidade dos profissionais ao mostrar que aprender novos conceitos pode ser algo divertido, resultando em um aumento significativo do engajamento nos treinamentos. 
     
  • Os conteúdos são mais facilmente assimilados 
    Outro grande trunfo dessa forma mais descontraída de apresentar os conteúdos de T&D é a possibilidade de facilitar o entendimento de assuntos que, à primeira vista, poderiam parecer altamente complexos e desinteressantes. Ao utilizar recursos gráficos, audiovisuais ou ferramentas de storytelling e gamificação, o edutainment simplifica conceitos e auxilia os colaboradores a implementarem os novos conhecimentos em seu dia a dia, possibilitando o aprendizado na prática. 
     
  • A empresa pode construir uma cultura de aprendizagem contínua
    Por fim, as companhias podem aproveitar toda a dinâmica do edutainment para extrapolar os limites do treinamento e ajudar os profissionais a desenvolverem um hábito de estudo mais frequente. Ao oferecer conteúdos realmente interessantes e interativos, os usuários se sentirão mais motivados a acessar esses materiais em momentos diversos, inclusive fora dos horários dedicados ao trabalho e independentemente da obrigatoriedade. 

Como implementar o edutainment nas ações de capacitação da sua empresa? 
Para utilizar o edutainment com sucesso nos programas de desenvolvimento de pessoas da sua empresa, o primeiro passo é estabelecer um planejamento bem estruturado. Essa etapa vai assegurar uma avaliação criteriosa das principais demandas das equipes e de seu perfil de aprendizagem. 

A partir daí, é possível selecionar as ferramentas mais adequadas a cada caso. Nesse aspecto, os recursos de aprendizagem podem ser divididos em dois grupos: 

  • Passivos: livros, newsletters, blogs, músicas, podcasts, filmes e programas de TV como seriados e documentários;
     
  • Ativos: softwares e sites interativos, aplicativos, atividades gamificadas, quizzes e simuladores. 

Aqui, é interessante observar que cada um deles pode ser utilizado como estratégia central ou complementar do seu treinamento. O importante é que o conteúdo abordado nos diferentes materiais esteja em consonância com os objetivos da capacitação, estimulando a participação dos colaboradores e contribuindo com a sua formação. 

Quando implementadas adequadamente, as táticas de edutainment trazem resultados muito positivos para o crescimento dos seus times e do seu modelo de negócios como um todo. 

Se você se interessou pelo assunto e gostaria de conferir outros conteúdos valiosos que vão transformar a sua estratégia de educação corporativa, continue aqui no blog da B8! 

Publicado em 28/07/2022
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