A importância da mentalidade de aprendizado contínuo para o desenvolvimento de profissionais de alta performance
Soft skills

A importância da mentalidade de aprendizado contínuo para o desenvolvimento de profissionais de alta performance

Adaptar-se às constantes mudanças e desafios proporcionados pelo avanço tecnológico, digital, ou mesmo por uma pandemia, pode ser um grande empecilho para o crescimento profissional. Como, então, driblar esses desafios e se destacar no ambiente corporativo? A mentalidade de aprendizado contínuo pode ser uma importante ferramenta para isso. 

Mentalidade de aprendizado contínuo: o que é e qual a sua importância? 
A melhor forma de se adaptar a algo é, num primeiro momento, se abrindo ao novo e às novas possibilidades. Aceitar que nem tudo será sempre do mesmo jeito já é um grande passo para o entendimento de que aprender e reaprender algo são parte de um processo natural da vida! 

Nesse sentido, surge a mentalidade de aprendizado contínuo. Essa mentalidade nasce a partir da mentalidade de crescimento, que diz respeito, exatamente, à nossa capacidade de cultivar a curiosidade pelas pessoas, coisas e acontecimentos, de manter a mente aberta e buscar a aprendizagem ao longo da vida, que pode ocorrer das mais diferentes formas – seja num curso formal, seja num café com um amigo. 

Essa mentalidade é muito importante, afinal, para se manter competitivo no ambiente de trabalho, é preciso estar sempre atualizado. Hoje, embora o desemprego ainda seja um grande mal no Brasil, muitas empresas apontam que existem vagas que demoram a ser preenchidas por falta de profissionais qualificados para contratação. 

Não à toa, a mentalidade de desenvolvimento e o aprendizado contínuo, também conhecido como lifelong learning, são vistos como uma necessidade para a carreira de qualquer profissional. Obter novas habilidades e estar atualizado com os temas de sua área, e até de áreas correlatas, deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade para se manter ativo no mercado de trabalho, independente do setor em que atua ou cargo que ocupa. 

A importância do alto desempenho profissional 
Não é novidade que profissionais e equipes de alto desempenho são capazes de trazer resultados acima da média, aumentando as vantagens competitivas da empresa em que atuam. Nesses grupos o perfil colaborativo é altamente valorizado e gera engajamento entre os colaboradores, que passam a se sentir mais confiantes na execução das atividades e em tomadas de decisão. 

Pensando nisso, cada vez mais as empresas vêm criando iniciativas de T&D (Treinamento e Desenvolvimento), a fim de proporcionarem as ações de desenvolvimento necessárias, sejam técnicas ou comportamentais, para a qualificação e requalificação de times com essas características em suas estruturas. 
Como prova dessa preocupação no mundo corporativo, o LinkedIn divulgou um estudo recente que aponta que em 2021 a busca por profissionais de T&D aumentou 94%. Cada vez mais este profissional é reconhecido como estratégico para as companhias. 

Como não estagnar na busca pelo aprendizado contínuo? 
O aprendizado precisa ser uma constante na vida profissional e até mesmo pessoal de todos, afinal tudo está em constante mudança. Dessa forma, a mentalidade de desenvolvimento deve ser capaz de ir além da motivação da busca por um novo cargo, ou de demonstração de potencial. Ela deve ser constante, otimista e objetiva.Junto da aprendizagem contínua, ou no termo original lifelong learning, essa busca deve se estender por toda a vida. 

3 dicas de como se manter em desenvolvimento constante 
Para ajudar a não estagnar no processo de busca pela aprendizagem contínua, aqui vão 3 dicas que irão te ajudar: 

  1. Cultive a mentalidade do crescimento. Tenha a mente aberta a novos conhecimentos e temas. Coloque objetivos a si mesmo, definindo sempre novos passos a seguir e objetivos a serem alcançados.
  2. Defina hábitos de aprendizagem. Crie pequenas ações diárias, como leituras de livros e outros hábitos que estejam incorporados a sua rotina e que aproximem o aprendizado. Trace estratégias de aprendizado.
  3. Entenda como seu cérebro assimila as informações. Busque formatos que facilitem o processo de aprendizado. Livros, vídeos, palestras, grupos de estudo e workshops são alguns diferentes formatos que você pode utilizar para identificar qual obteve maior ganho de aprendizado.

Benefícios da mentalidade do aprendizado 
Aprender coisas novas durante a jornada da vida, por si só, já é uma excelente vantagem. 
Quando falamos da construção da mentalidade do aprendizado contínuo podemos apresentar também outros benefícios como: 

  • aumento da produtividade no ambiente corporativo e alcance da alta performance;
  • desenvolvimento de soft skills como resiliência e inteligência emocional;
  • maior autocontrole para lidar com situações difíceis;
  • aumento da criatividade, afinal quanto mais conhecimento, mais nossa mente será capaz de assimilá-los na hora de solucionar problemas;
  • mais oportunidades de carreira;
  • maior facilidade de adaptação às mudanças.

Quer desenvolver a mentalidade de aprendizado contínuo na sua empresa? A Building 8 possui mais de 10 anos de experiência em despertar potenciais através da aprendizagem, está presente em mais de 13 países e conta com soluções personalizadas que podem ajudar você e seu negócio nessa missão. 

Publicado em 16/03/2023
Voltar