Competências do profissional contemporâneo de T&D – Você está preparado?
Habilidades & Competências

Competências do profissional contemporâneo de T&D – Você está preparado?

O mundo nunca mais será o mesmo após 2020. O impacto da pandemia em nossos hábitos desenvolveu novas culturas, saberes e necessidades de conhecimentos. Nunca tivemos que mudar tão rapidamente e, claro, o meio corporativo foi um dos mais atingidos. As exigências profissionais se transformaram. Isso exigiu, num breve período de tempo, a reformulação das competências de um bom profissional de T&D. 

Como estão reagindo esses profissionais, empresas e instituições neste contexto? Você e a sua empresa estão preparados para este novo momento? 

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre o cenário atual, sobre esta nova cultura e sobre um novo modelo de competências criado pela própria Building 8, para que o profissional contemporâneo de T&D possa buscar a sua melhor performance. Não pare por aqui e nos acompanhe nessa! 

O cenário atual 
O futuro do trabalho já chegou. As habilidades e competências no mundo atual exigem requalificação de mais da metade dos trabalhadores em diversas áreas. Home office e equipes reduzidas requerem investimentos em Treinamento e Desenvolvimento com projetos adaptados a essa nova realidade. 

Para se ter uma ideia, houve um aumento de cinco vezes na oferta de aprendizagem das novas tecnologias tanto no setor empresarial quanto no setor governamental. Mas não só. Os cursos de desenvolvimento pessoal com ênfase no reskilling, ou seja, sobre a aprendizagem de novos conceitos, ferramentas e competências, vão garantir uma reciclagem de aproximadamente 40% nos meios de trabalho. 

Com tudo isso que vem acontecendo, fica muito claro que o profissional de T&D precisa investir na sua própria capacitação para acompanhar essa ebulição de mudanças no universo do desenvolvimento corporativo. 

Mas por onde começar? A gestão estratégica e as transformações exigem, num primeiro momento, uma maior reflexão sobre o que de fato está acontecendo, qual o conceito verdadeiro das competências e o valor fundamental delas. 

Modelo de competências para o profissional contemporâneo de T&D 
Entendemos que o desenvolvimento do profissional de T&D deve passar pela identificação de competências voltadas à sua expansão integral, ou seja, ele deve estar focado no desenvolvimento de um profissional – e ser humano – mais consciente do seu conhecimento e necessidades. A partir daí se torna possível uma busca direcionada para o desenvolvimento de suas potencialidades, que invariavelmente mesclam diversas áreas do conhecimento. 

Ao compreender seus desafios reais, o profissional de T&D poderá escolher caminhos que permitirão a evolução de sua atuação. Também é neste momento que se consolidam suas novas competências ajustadas a um novo estágio. 

Esta consciência é o primeiro passo para uma mudança. O segundo é encontrar um modelo de competências que realmente transforme a sua carreira e sua forma de enxergar o trabalho. Para isso, identificamos as quatro dimensões que vão nortear o profissional de T&D. 

4D: o modelo de competências para o profissional de T&D desenvolvido pela Building 8 
Quais seriam as quatro dimensões que farão a grande diferença para o desenvolvimento do profissional de T&D? Acreditamos que são : o Indivíduo, a Gestão e Tecnologia, as Relações e a Organização. Este é o eficiente modelo 4D. Cada uma dessas dimensões é composta por diversas competências que continuamente interagem entre si. 

O modelo 4D desenvolvido pela Building 8 se preocupa com o equilíbrio entre diversas áreas do conhecimento e competências do profissional de T&D, que podem refletir rapidamente no dia a dia da corporação. 

Todos temos missões a cumprir, mas o foco da área de Treinamento e Desenvolvimento é dar o suporte para toda uma equipe, incluindo a própria equipe de RH. Não à toa, a visão panorâmica requerida deste profissional tem grande profundidade estratégica para o sucesso de qualquer corporação. 

Passos para você assumir as rédeas de seu desenvolvimento 
Se você é um profissional de T&D deve estar se perguntando: e como faço para tomar as rédeas do meu desenvolvimento? Dá uma olhada nos cinco primeiros passos a serem seguidos: 

Com base nas dimensões do modelo 4D, avalie suas principais competências; 

Defina onde estão os pontos principais para o seu desenvolvimento e também onde estão os pontos que necessitam de atualizações; 

Faça seu próprio plano de aprendizagem; 

Divida as ideias do seu plano com seu mentor ou gestor; 

Olhe frequentemente e com sinceridade as suas competências. 

Precisamos estar conectados e vinculados a este novo mundo. Até 2025, novas competências serão exigidas dos profissionais em todas as áreas. Clarear as necessidades de sua equipe, mas também as suas necessidades pessoais, garantir o realinhamento estratégico entre os programas de T&D, pesquisar o mercado para compreender as habilidades que estão sendo requeridas são algumas das ações a serem tomadas. 

Treinar e desenvolver pessoas são as atividades mais estratégicas atualmente. As organizações que mantiverem seus profissionais qualificados e aptos para os novos tempos são as que terão mais oportunidades de conviver com os novos tipos de consumidores, sejam eles internos ou externos, que afloram a cada instante. 

Conheça mais sobre o Modelo de Competências 4D 

No dia 24 de junho, nossa CEO Constanza Hummel aprofundou essa temática no CBTD digital 2021, lançando oficialmente nosso modelo! 

Com ela conhecemos um novo patamar para o desenvolvimento do profissional de T&D e nos aprofundamos em cada uma das dimensões do modelo 4D, perpassando por todas as competências que o compõem. 

Acesse o evento e fique por dentro deste cenário atual e sobre esta nova cultura auxilia o profissional contemporâneo de T&D a buscar a sua melhor performance. 

Publicado em 24/06/2021
Voltar