Rede meninas líderes – Plan Internacional
Cases

Rede meninas líderes – Plan Internacional

Com 80 anos de história, a Plan International é uma Organização não governamental, não religiosa e apartidária que defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção de igualdade de gênero. 

Chegou ao Brasil em 1997 e, nessas duas décadas, desenvolveu mais de 20 projetos em diversos estados do país, ajudando nações em situação de emergência e desenvolvendo campanhas para combater todas as formas de violência contra meninas e meninos. 

O DESAFIO 
Entre os projetos da Plan está o de formação de 80 meninas em São Paulo, através de curso semipresencial sobre Implementação e Gestão do Projeto Escola de Liderança para Meninas, que envolve: 

Gestão de Projetos Prestação de contas Facilitação da Escola de Liderança para Meninas. 

É um projeto potente que tem a capacidade de mudar vidas, cujo objetivo principal é o de promover o fortalecimento das capacidades das meninas, com foco nos temas de promoção de igualdade de gênero, empoderamento, participação e influência no contexto político. 

Com a chegada da pandemia surgiu a necessidade imediata de transpor o curso para o formato 100% online, utilizando recursos síncronos e assíncronos. 

A SOLUÇÃO 
Depois de uma profunda imersão para entendimento de um público-alvo bastante jovem, que muitas vezes vive em situação de vulnerabilidade, criamos uma jornada digital, que foi embarcada na nossa plataforma ECOB8. 

Nesse ambiente, além de acessar conteúdos relevantes, as aprendizes realizaram missões individuais e em grupo, nas quais aplicaram na prática os conhecimentos adquiridos, recebendo feedbacks estruturados das tutoras da Plan, que avaliaram as evidências enviadas (planilhas preenchidas, vídeos gravados pelas meninas e posts na comunidade). 

Durante 12 semanas, além das atividades assíncronas acessadas no ECOB8, também foram realizados 4 Workshops virtuais ministrados pela Plan e 1 Workshop sobre Técnicas de Facilitação conduzido pela Building 8. 

Plataforma de Aprendizagem ECOB8 customizada para atender ao projeto da Plan.

Foram produzidos objetos de aprendizagem nos mais diversos formatos, desde vídeos gravados pela Plan até motiongraphics e objetos interativos. Também foi criada a Vitória, personagem que permeia todos os conteúdos, com a qual houve grande identificação. 

Vídeos e demais objetos de aprendizagem digitais produzidos pela Building 8 para o projeto da Plan.

Dentre as ações realizadas no ECOB8 vale destacar as missões, nas quais as participantes assumiram o protagonismo na tomada de decisões e na exposição de pontos de vista, recebendo feedbacks das tutoras. 

No total foram: 

  • 12 semanas de duração
  • 28 horas de estudo online
  • 10 missões de aplicação na prática
  • 10 horas de workshops virtuais

RESULTADOS 
Os resultados alcançados deixaram nítidas a capacidade que o projeto tem de mudar vidas, em um ambiente de poucas oportunidades para as jovens meninas. 

  • 76 jovens mulheres, de um total de 80, formadas com no mínimo 75% de aprovação.
  • 38 jovens selecionadas como facilitadoras bolsistas para implementar, em duplas, Escolas de Liderança para Meninas.
  • 19 turmas de Escola de Liderança para Meninas formadas pelas jovens do projeto, em 208 oficinas realizadas.
  • 310 meninas formadas nas turmas Escolas de Liderança para Meninas, implementadas pelas jovens facilitadoras do projeto.

Das 38 facilitadoras selecionadas, após a participação no projeto: 

  • 2 ingressaram trabalhos em órgãos públicos.
  • 3 ingressaram em pós graduação/mestrado, estágio ou ganharam bolsas de estudo fora do Brasil.
  • 6 ingressaram em trabalhos em organizações do terceiro setor ou começaram a desenvolver seus próprios projetos. Destas, 2 jovens ingressaram na Plan como colaboradoras efetivas.
  • 7 ingressaram em trabalho em empresas privadas, como farmacêuticas, bancos e outras empresas.

DEPOIMENTOS DE MENINAS PARTICIPANTES DO PROJETO 
“O curso pra mim foi ótimo e incrível. Primeiro que as facilitadoras foram demais, explicaram tudo e deixaram tudo bem fácil de entender, também gostei dos temas abordados porque são coisas que eu já tinha pensado a respeito, mas ninguém nunca falou comigo sobre. Eu percebi que o curso me ajudou também a melhorar minha comunicação, quando eu falava o que pensava, a troca de ideias também foi simplesmente demais.” – Adolescente participante de uma turma ELM São Paulo. 

“Eu adorei participar desse projeto incrível, conhecer sobre os meus direitos de menina, lidar com determinadas situações, etc. As facilitadoras Camila e Júlia foram incríveis, explicaram tudo com paciência pra nós, tiraram todas as nossas dúvidas e sempre estavam a posição para nos ajudar. O projeto mudou a minha maneira de pensar sobre alguns assuntos, e também me ensinou muitas coisas. O que fez o projeto ficar melhor ainda foram as pessoas que estavam nele, todas as meninas eram super legais, amigáveis e divertidas. Acho que o projeto foi super leve e descontraído mesmo abordando temas sérios. EU AMEI.” – Adolescente participante de uma turma ELM, São Paulo. 

“Essas meninas e mulheres que participaram dessa oficina são incríveis, inteligentes, guerreiras e a melhor parte, não existe nenhum tipo de rivalidade entre elas, todas ali lutam juntas sem deixar nenhuma para trás. Amo os momentos que tivemos, foi neles que consegui me sentir mais segura em falar sobre minhas opiniões e sem o medo de expressá-las.” – Adolescente participante de uma turma ELM, Pará. 

“A mentoria trouxe consciência para as mentoradas que lugar é este ocupado por elas que caminhos são estes a ser percorridos quais as dores não tratadas quais as competências tão nobres ainda não valorizadas e trazer para consciência é reconhecer isso falar sobre isso e ter ações quanto a isso. E usualmente no dia a dia não falamos sobre temas tão importantes que traçam nossos caminhos quanto a liderança, empoderamento e os demais temas.” – Mentora voluntária. 

Gostou desta solução? Entre em contato e saiba mais.

Publicado em 06/06/2022
Voltar