Vila das estrelas – Apsen
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Vila das estrelas – Apsen

A Apsen Farmacêutica é uma indústria nacional com 53 anos de tradição no lançamento e comercialização de produtos que cuidam da saúde das pessoas. Focada em áreas terapêuticas, como neurologia e psiquiatria, entre outras, vem crescendo a cada dia na área de Suplementos Alimentares. 

O DESAFIO 
Durante a pandemia a Apsen tinha o desafio de criar uma plataforma gamificada, engajadora e lúdica que preparasse toda a sua força de vendas em 3 frentes: 

  1. conhecimento de produtos
  2. técnicas de venda
  3. estratégias de marketing

Em grandes números: 7 semanas de trabalho, 635 colaboradores envolvidos + alta liderança + time de treinamento.

O desejo era de dar um alto em engajamento, com foco na prática. 

A SOLUÇÃO 
Depois de uma profunda imersão com todos os times de T&D, Marketing e Trade nós elaboramos a Vila das Estrelas. Uma plataforma gamificada com foco no 70/20/10, onde além dos colaboradores entrarem em contato com alguns conteúdos relevantes teriam missões para colocar tudo em prática e receber feedback dos seus gestores. 

Usamos nossa plataforma ECOB8 que consegue receber nossos learning maps lúdicos e pontuar todas as ações dos colaboradores incluindo uma rede social interna onde fomentamos discussões e compartilhamento de melhores práticas. 

Além dos pontos individuais e em grupo, que eram visualizados pelos colaboradores e por seus gestores, a GRANDE MISSÃO do jogo era nobre e transbordava os muros da Apsen. O time todo, 650 colaboradores juntos, deveriam somar mais de 700.000 pontos medidos em tempo real pelo APSÔMETRO. Assim, a empresa faria uma grande doação de cestas básicas para algumas instituições de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Todas as casas da vila foram representadas pelas pessoas do time de T&D, o que causou uma proximidade muito legal durante o game. Usamos diversos tipos de objetos de aprendizagem diferentes para despertar e sustentar o desejo dos colaboradores sempre com foco em facilitar o aprendizado e a transferência para a prática. Tínhamos lives síncronas para tratar de conteúdos novos e dar mais peso a temas relevantes para o momento. 

Com certeza a grande ferramenta desse game esteve nas missões práticas, EXPERIMENTAÇÕES guiadas monitoradas pela nossa plataforma, que permite que o gestor interaja com seu colaborador, dando feedback sobre a evidência que comprova o comportamento. 

Depois de receberem as evidências das missões, todos os gestores escolhiam qual seria a missão que representaria seu time e o time de T&D escolhia as melhores! Nesse caso, o gestor deixou de ter um papel PASSIVO no processo de aprendizagem e passou a se envolver profundamente. O ato de fornecer os feedbacks para a missão fez com que os próprios Gestores fortalecessem essa prática fundamental para o processo de desenvolvimento. 

RESULTADOS 

  • 100% de adesão do time;
  • 98% dos participantes consideraram a ação positiva;
  • 96% de engajamento e pontuação alcançada – o que possibilitou que o objetivo inicial de 700.000 somados de todos (inicialmente 70% do total alcançável), refletidos no Apsômetro, fossem rapidamente atingidos, o que fez com que a experiência fosse expandida, sendo que, após a calibragem da meta e das ações, a pontuação total atingida foi de mais de 1.1180.000, de um total possível de 1.220.000 pontos. Com isso: R$ 90.000,00 em alimentos foram doados por conta do esforço de todos em buscar uma excepcional pontuação geral;
  • 2.508 horas de conteúdos assíncronos acessados;
  • 760 horas de missões práticas realizadas;
  • 7 horas de webinars.

Gostou desta solução? Entre em contato com nossos especialistas.

Publicado em 06/06/2022
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