Saiba mais sobre o potencial do podcast na aprendizagem corporativa!
Aprendizagem digital

Saiba mais sobre o potencial do podcast na aprendizagem corporativa!

Quando o assunto em pauta é capacitação profissional, hoje em dia é possível encontrar um número cada vez maior de ferramentas e possibilidades. Entre as opções mais atuais, o uso do podcast na aprendizagem corporativa pode ser extremamente eficaz! 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para nos aprofundarmos um pouco mais no assunto e descobrir como os podcasts podem ajudar a diversificar seus treinamentos e torná-los ainda mais eficazes. Confira! 

O conceito de podcast 
Partindo de uma analogia simples, podemos dizer que a popularização do rádio está para o século XX, assim como o sucesso do podcast está para o século XXI! Afinal, ambos são ferramentas que trazem para o público uma série de conteúdos em formato de áudio, como programas de notícias, entrevistas, debates e entre outros. 

As duas principais diferenças estão na distribuição e na maneira como os arquivos podem ser consumidos pelos usuários. 

O nome podcast, inclusive, vem de um formato de distribuição chamado de podcasting que, a partir de uma tecnologia mais conhecida pela sigla RSS (Really Simple Syndication), permite que os arquivos sejam armazenados em uma plataforma específica e possam ser ouvidos pelos usuários por meio de diferentes dispositivos, quando e quantas vezes eles quiserem. 

Outro aspecto interessante é que, atualmente, é possível ter acesso aos programas com tempo de duração variado e com temas para todos os gostos e interesses, abrindo uma gama de infinitas possibilidades para os produtores dos conteúdos. 

Vantagens de utilizar o podcast na aprendizagem corporativa 
Além da praticidade de ouvir os áudios disponíveis em qualquer dia e horário, e em diferentes meios, como computadores, tablets e smartphones, os podcasts podem trazer uma série de benefícios quando utilizados em treinamentos corporativos. A seguir, vamos listar alguns dos principais! 

  • Facilidade para armazenar e compartilhar os arquivos 
    Com a criação de uma plataforma personalizada para acesso aos episódios dos podcasts da empresa, é possível armazenar todos os arquivos em um único espaço virtual, facilitando tanto o acesso dos usuários quanto o compartilhamento dos conteúdos com os funcionários. Dessa forma, a empresa pode assegurar a distribuição dos arquivos para todos os colaboradores e eles podem reproduzi-los sempre que quiserem, revisando e reforçando a absorção dos conhecimentos compartilhados nesse formato.
     
  • Praticidade e otimização do tempo de aprendizagem 
    O uso dos dispositivos individuais para reprodução dos áudios elimina um dos grandes desafios das empresas que é sincronizar as agendas de todos para reunir os times em um único local para um treinamento presencial. Assim, além de trazer mais praticidade, os podcasts ainda permitem que os usuários estabeleçam seu próprio cronograma de estudos, respeitando o tempo de aprendizagem de cada um.
     
  • Custo de produção reduzido 
    Outra grande vantagem que os podcasts podem trazer para as empresas é a economia de recursos financeiros. Neste formato, é possível reduzir os gastos com gravação e edição de vídeos, com a produção de materiais impressos e outras despesas próprias do formato presencial, como aluguel de espaços e equipamentos, além da hospedagem e deslocamento de participantes.

Dicas para incluir podcasts na capacitação de seus times 
A princípio, você pode selecionar podcasts já conhecidos que sejam relevantes para o segmento de atuação da sua empresa ou escolher episódios que estejam relacionados ao tema abordado na capacitação. 

Ao trazer profissionais que são vistos como referência no mercado, esses materiais podem chamar a atenção dos colaboradores, servindo como conteúdos complementares do treinamento e contribuindo com a familiarização com o novo formato. 

Outra excelente estratégia é produzir os podcasts internamente, criando conteúdos exclusivos para atender às demandas mais específicas de seus times. Para isso, é interessante investir em algumas ações: 

  • Estabelecer uma boa curadoria de conteúdo para entender quais temas devem ser abordados e o tempo de duração ideal de cada episódio;
  • Investir em uma plataforma adequada para que os arquivos sejam armazenados com segurança e possam ser facilmente acessados pelos usuários;
  • Contar com o suporte de uma empresa especializada na criação de materiais para treinamentos corporativos e assim assegurar uma produção de alta qualidade. 

Se você gostou de conhecer o potencial do podcast na aprendizagem corporativa, temos certeza de que vai se interessar por outros conteúdos que vão fazer a diferença na capacitação de suas equipes. Continue acessando o blog da B8 e confira outros artigos! 

Publicado em 18/04/2022
Voltar