Saiba tudo sobre microlearning e aprenda a utilizar esse formato como estratégia para melhorar a experiência  de aprendizagem corporativa!
Aprendizagem digital

Saiba tudo sobre microlearning e aprenda a utilizar esse formato como estratégia para melhorar a experiência de aprendizagem corporativa!

Conciliar a rotina de trabalho com os momentos dedicados aos treinamentos é um desafio para muitos profissionais. Nesse cenário, o microlearning entra como uma solução bastante eficiente para driblar essa questão. 

Mas se você ainda não está familiarizado com esse termo, não precisa se preocupar. Neste conteúdo, vamos falar mais sobre o conceito do microlearning e as suas vantagens, além de explicar como utilizá-lo como estratégia para melhorar a experiência de aprendizagem e alcançar o sucesso em seus programas de desenvolvimento. Confira! 

O conceito de microlearning 
Também conhecido por sua tradução em português, microaprendizagem, o conceito de microlearning pode ser definido como a apresentação de determinados conteúdos de forma fracionada. 

A ideia é compartilhar os assuntos em pequenas doses, oferecendo pílulas de conhecimento em vídeo, áudio, texto ou a partir da mistura desses formatos para contribuir com a aquisição de novos saberes de um jeito mais atraente, conciso, prático e ágil, mas nem por isso menos eficiente. 

Vale reforçar que a proposta não é simplesmente resumir os conteúdos, mas concentrar os temas abordados na estrutura de um objeto de aprendizagem que possa ser consumido em pouco tempo e em diferentes dispositivos, características que permitem que esses materiais sejam adaptados a diversos contextos da rotina corporativa, como: 

Programas de recrutamento e seleção – com orientações sobre o processo, feedbacks e avisos importantes como datas de dinâmicas e entrevistas; Onboarding – com informações relevantes sobre a estrutura da organização e o dia a dia de trabalho; Treinamentos e demais ações de desenvolvimento – com materiais que ajudem a complementar, aprofundar e, também, consultar os conteúdos apresentados durante o processo de aprendizagem. 

As principais vantagens de investir nesse formato 
Além da praticidade, com um bom Design Instrucional o microlearning ajuda a trazer uma série de benefícios para os programas de desenvolvimento de pessoas da sua empresa! 

  • Autonomia e flexibilidade para estudar 
    Um dos pontos altos dos objetos de aprendizagem em formato microleaning é a possibilidade que os usuários têm de acessar os materiais disponibilizados a qualquer hora do dia e por meio de dispositivos como celulares, tablets ou computadores. Assim, cada profissional pode seguir seu próprio ritmo de aprendizagem, revisando os conteúdos sempre que quiserem e fortalecendo sua jornada de capacitação sem prejudicar o tempo dedicado às tarefas organizacionais. 
     
  • Versatilidade de formatos 
    Outra grande vantagem de utilizar o microlearning em suas ações de capacitação é a sua versatilidade. Afinal, ele pode ser aplicado tanto na modalidade presencial quanto nos formatos semipresenciais e a distância, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem. Além disso, é possível aproveitar todo o potencial da tecnologia para desenvolver conteúdos com recursos audiovisuais diversos, tornando os treinamentos cada vez mais dinâmicos, criativos e instigantes. 
     
  • Redução de custos 
    Para muitas companhias, investir em um treinamento, embora seja de extrema importância, pode gerar gastos ainda não planejados. Nesse cenário, apostar na produção de microlearnings é uma excelente solução para começar. Justamente pela diversidade de formatos possíveis, conforme destacamos no tópico acima, as empresas podem escolher os canais que mais atendem às suas necessidades iniciais e que estão em consonância com o seu orçamento. 
     
  • Facilidade para atualizar os conteúdos 
    Para acompanhar as transformações do mercado, as equipes devem estar constantemente atualizadas. Mas, para atingir esse objetivo, os materiais educacionais também devem ser renovados com frequência, exigindo mais investimento de tempo e dinheiro. Com o microlearning é possível driblar esse obstáculo. Afinal, esse formato não exige que todo o material de estudos passe por revisões e mudanças, apenas pequenas partes. Isso permite que a empresa altere ou produza apenas algumas das pílulas de conhecimento, assegurando agilidade sem perder a qualidade ou onerar o orçamento. 

Como o microlearning pode ser implementado com sucesso em seus treinamentos corporativos 
Para estruturar objetos de aprendizagem no formato de microlearning, o primeiro passo é conhecer as reais necessidades da empresa e alinhá-las ao perfil das suas equipes. A partir disso, elencar as temáticas que deverão ser abordadas, bem como os principais canais de comunicação e treinamento utilizados, junto ao tipo de linguagem mais adequado a cada caso. 

Definidos esses aspectos, é possível criar materiais que vão contribuir verdadeiramente com a capacitação dos colaboradores, despertando seu interesse e gerando uma cultura de aprendizagem contínua. 

Por fim, contar com o suporte de uma empresa especializada na criação e aplicação de estratégias e experiências de aprendizagem para a educação corporativa faz toda a diferença na hora de desenvolver objetos de aprendizagem que, realmente, farão diferença no dia a dia dos colaboradores e da companhia. Se esse é o seu objetivo, a Building 8 tem a solução mais indicada para seus negócios. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar! 

Publicado em 04/08/2022
Voltar