Motivos para investir na gamificação de programas de desenvolvimento corporativos!
Utilizar games e ferramentas de gamificação para a estruturação de programas de desenvolvimento já se tornou uma solução bastante popular entre as empresas que desejam aumentar o engajamento dos seus colaboradores nos treinamentos corporativos.
Por outro lado, muitas companhias ainda não conhecem todo o potencial de promover esse tipo de experiência de aprendizagem, ou não sabem como implementá-la em seus projetos de desenvolvimento , e continuam recorrendo apenas aos formatos tradicionais de capacitação — mesmo que eles não gerem mais os resultados esperados.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para apresentar alguns dos principais benefícios dos games e das atividades gamificadas, além de compartilhar dicas práticas e valiosas, que vão ajudá-lo a implementá-los em sua empresa.
Continue a leitura para saber mais!
Por que vale a pena apostar na gamificação de programas de desenvolvimento corporativos?
O uso das táticas e recursos próprios dos jogos como forma de simplificar a exposição de conteúdos mais complexos é vantajoso para a empresa como um todo, contribuindo com a formação de times cada vez mais qualificados e otimizando os processos do dia a dia.
A seguir, vamos listar algumas vantagens que vão te convencer a adotar essa estratégia para seus negócios!
A gamificação promove altos níveis de engajamento
Ao estimular o espírito competitivo de maneira positiva e criar uma experiência mais imersiva de aprendizado, com desafios instigantes e recompensas a cada etapa, a gamificação desperta o interesse dos colaboradores e incentiva a sua participação nas iniciativas propostas.
Além disso, a dinâmica desse estilo de treinamento faz com que os profissionais aprendam a trabalhar de forma cooperativa, promovendo a integração das equipes na busca de soluções cada vez mais criativas e eficazes para os diferentes desafios enfrentados em suas rotinas de trabalho.
Os colaboradores desenvolvem competências valorizadas pelo mercado
A gamificação permite a experimentação e incentiva a prática do conteúdo. Dessa forma, também facilita a absorção dos temas abordados nos treinamentos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o crescimento profissional.
Como resultado, esses colaboradores, cada vez mais preparados , apresentam altos níveis de desempenho, com mais agilidade e qualidade nas entregas, redução do índice de falhas e, consequentemente, um aumento significativo de produtividade.
Os líderes e o RH têm mais facilidade para avaliar os resultados
Com o uso de uma plataforma gamificada adequada, como é o caso do Ecossistema de Aprendizagem online da B8 – ECOB8, tanto os gestores quanto as equipes responsáveis pelos programas de T&D podem realizar o acompanhamento em tempo real de cada etapa do processo de capacitação.
Dessa forma, é possível verificar o desenvolvimento individual dos colaboradores, medir os níveis de participação e o desempenho nas atividades, bem como avaliar quais são as principais lacunas de conhecimento dos times e quais aspectos do desenvolvimento são mais bem-sucedidos ou precisam ser aprimorados.
O clima organizacional se torna mais leve
Por fim, o investimento em ações de desenvolvimento personalizadas, que incentivam os colaboradores a desenvolver novas habilidades e reconhecer a sua evolução, faz com que esses profissionais se sintam cada vez mais valorizados e dispostos a contribuir com os projetos da empresa.
Essa postura de confiança e comprometimento também contribui com a qualidade das relações interpessoais e promove um sistema de colaboração que gera um clima organizacional muito mais positivo e saudável.
Como implementar um game ou gamificar atividades em seu treinamento?
Colocar em prática um game ou um projeto de educação corporativa gamificado não precisa ser um bicho de sete cabeças! O segredo é começar investindo em um bom planejamento, que vai orientar as suas decisões ao longo do processo. Nessa etapa é interessante pensar em algumas questões essenciais, como:
Qual é o perfil dos seus colaboradores e quais são as suas principais necessidades de aprendizado? Que objetivos a sua companhia pretende atingir ao final do treinamento e que métricas de desempenho serão consideradas? Quais as ferramentas tecnológicas disponíveis para a estrutura do projeto e quais são as mais viáveis e efetivas para cada caso? Em quanto tempo a empresa pretende chegar aos resultados esperados e qual é o orçamento disponível para esse projeto?
Dependendo das respostas obtidas a partir desses questionamentos é possível estabelecer um cronograma estruturado de atividades e, principalmente, definir quais são as ferramentas ou a estrutura de gamificação mais indicada para realizar um treinamento eficaz e que mantenha os colaboradores realmente motivados.
Se depois da leitura deste conteúdo você também acredita no potencial da gamificação em programas de desenvolvimento, que tal colocar esse projeto em prática? A Building 8 oferece soluções digitais personalizadas e estratégias de aprendizagem que vão transformar os seus treinamentos corporativos em experiências imersivas e altamente engajadoras. Navegue pelo nosso site e conheça o nosso trabalho!