Conheça o potencial das soluções digitais na aprendizagem corporativa
Aprendizagem digital

Conheça o potencial das soluções digitais na aprendizagem corporativa

É notório, estamos vivendo a revolução digital 4.0, também conhecida como a 4ª revolução industrial! Essa era se refere ao modo com que produzimos, compramos, vendemos, trabalhamos e vivemos. Entre os principais avanços percebidos, estão a inteligência artificial, a robótica, a computação em nuvem e a chamada internet das coisas. Todas essas tecnologias trouxeram avanços expressivos para a criação e aprimoramento de soluções digitais, inclusive para a aprendizagem corporativa, que são capazes de simplificar processos e permitir a evolução das indústrias e empresas. 

Acompanhe a leitura para saber mais! 

O que são soluções digitais? 
Soluções digitais são sistemas e plataformas que se utilizam da tecnologia como fonte de inovação para oferecer serviços integrados e digitais. O principal objetivo dessas soluções é trazer otimização e automatização para atividades e tarefas empresariais que demandam tempo, esforço e, quando feitas de forma manual, estão mais sujeitas a riscos, falhas e erros. 

Por trazerem grandes resultados e economia, as soluções digitais estão cada vez mais ganhando importância e investimento das empresas, que passam a ter seu alicerce girando em torno da tecnologia para reger seus processos organizacionais. 

A solução digital como aliada da educação corporativa 
A pandemia mudou definitivamente o modo de trabalhar e operar das empresas. Não somente as atividades de operação das companhias mudaram, mas a tecnologia ampliou o poder de alcance da aprendizagem corporativa, ponto fundamental para o desenvolvimento não só do colaborador, como também da empresa, que pode através das soluções digitais oferecer ações de treinamento e desenvolvimento profissional e obter vantagens como: 

  • Retenção de talentos. Uma vez que a aprendizagem corporativa é um diferencial atrativo para os profissionais que querem se especializar e crescer em suas carreiras e as soluções digitais facilitam o seu acesso.
  • Aumento da produtividade. Uma equipe mais treinada e preparada é capaz de otimizar processos e reduzir o tempo da execução de tarefas, além de fazê-las de forma mais assertiva, evitando falhas e aumentando assim a produtividade.
  • Educação 5.0. É a evolução do ensino atrelado à tecnologia. Empresas que apostam em soluções digitais para disponibilizar ações de treinamento e desenvolvimento estão um passo à frente ao unir conectividade e inteligência artificial para potencializar conhecimento, capacidade técnica, inteligência emocional e novas habilidades.

Ferramentas digitais para educação corporativa 
Para implementação do aprendizado, o que não faltam são soluções digitais, afinal, no formato online, seja ele síncrono ou assíncrono, o alcance do conteúdo passa a ser muito maior e mais econômico. Conheça as principais ferramentas para a educação corporativa e as vantagens de cada uma: 

  • Mobile Learning. Trata-se do aprendizado móvel, que permite a flexibilidade do aluno poder estudar de qualquer lugar e em qualquer horário, bastando acessar a plataforma de ensino pelo smartphone, tablet, notebook ou outro dispositivo móvel compatível. É uma forma prática e acessível de levar conteúdo e aprendizado em um formato fácil e intuitivo.
  • Gamificação. Para deixar os treinamentos mais dinâmicos e desafiadores para os participantes, um ótimo recurso é utilizar elementos similares aos de games durante o programa de aprendizado, como ranking, bônus, disputas, pontuações, fases e missões. Assim o conteúdo é absorvido de forma mais profunda e gera mais engajamento.
  • Mídias digitais. Os conteúdos disponibilizados nas ações de treinamento e desenvolvimento se tornam uma ótima fonte para alimentar também os canais de mídias digitais da companhia como Youtube, Facebook, Instagram e LinkedIn. Os podcasts também podem ser gerados a partir das interações dos participantes com os conteúdos disponibilizados.

Apesar da variedade de opções e formatos para as soluções digitais é importante lembrar que ações de T&D ganham ainda mais força quando fazem parte de um plano maior, alinhadas aos objetivos estratégicos da companhia. Dessa forma, quando combinadas, essas iniciativas podem se tornar verdadeiras trilhas de aprendizagem, que tem como finalidade formar o colaborador e desenvolver habilidades específicas para os novos desafios corporativos, concretizando um efeito ganha-ganha. 

Como trazer as soluções digitais para a aprendizagem na minha empresa? 
Para dar os primeiros passos na implementação de soluções digitais na aprendizagem corporativa da sua empresa é muito importante contar com um parceiro especialista no assunto. A Building 8, que possui mais de 10 anos de experiência em despertar potenciais através da aprendizagem, está presente em mais de 13 países e conta com soluções digitais que podem ajudar você e seu negócio nessa missão. 

Nesse processo você poderá contar com a metodologia B8 para uma aprendizagem digital singular, composta por 5As: Acessar, Aprender, Aplicar, Ampliar e Avançar, que auxilia no desenvolvimento de um ciclo virtuoso de desenvolvimento contínuo.

Você poderá contar também com o melhor ecossistema de aprendizagem online na aplicação do conceito de aprendizagem 70:20:10, o ECOB8, que integra todas as etapas da metodologia dos 5As, gerando fidelização e auxiliando a despertar os potenciais que irão transformar o futuro de sua empresa. 

 

Publicado em 09/02/2023
Voltar