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Saiba como aumentar o engajamento on-line das suas equipes com sucesso!

O avanço constante da tecnologia, alinhado às novas exigências motivadas pela pandemia, não só contribuiu com o desenvolvimento de estratégias de capacitação virtuais como acelerou esse processo. Com essas mudanças, surgiu também um novo desafio: assegurar o engajamento on-line dos colaboradores.

Afinal, apesar da praticidade trazida pelos recursos digitais, fatores como as distrações causadas pelas inúmeras notificações dos aplicativos, problemas de acesso à plataforma EAD ou a falta de atividades interativas acabam desmotivando os profissionais a participarem dos treinamentos.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com táticas e dicas que vão ajudá-lo a aumentar o tão sonhado engajamento nas ações de capacitação on-line para a formação de times de alta performance!

Conheça algumas estratégias eficazes para criar uma comunidade profissional on-line

Antes de focar no engajamento dos times em si, é preciso dar um primeiro e importante passo: despertar nos colaboradores o interesse de aderir ao processo de capacitação de forma espontânea e com alto comprometimento.

Nessa etapa, a empresa deve buscar:

  • Levantar as necessidades para o desenvolvimento de conteúdos de qualidade, com informações relevantes e apresentação de situações que ajudem a gerar identificação do colaborador com sua rotina corporativa;
  • Uma plataforma de educação corporativa eficaz para que os colaboradores possam ter acesso a bons objetos de aprendizagem, realizar tarefas interativas, que ajudem a testar os conhecimentos, e conseguir trocar informações de forma facilitada com seus colegas e tutores;
  • Criação de uma cultura de gestão do conhecimento, para garantir a promoção de treinamentos e ações de capacitação frequentes, que contribuam com a formação de times qualificados e sempre atualizados.

A partir daí fica muito mais fácil incentivar a  estruturação de uma comunidade mais integrada, que vai participar e também poderá contribuir de maneira significativa para o sucesso dos treinamentos on-line.

Confira dicas práticas para conquistar um alto nível de engajamento on-line de seus colaboradores

Assegurar o comprometimento das equipes não precisa ser uma missão impossível. Com as dicas que vamos apresentar neste tópico, você vai poder colocar esse plano em prática com sucesso!

Incentive a troca de conhecimentos

Mesmo remotamente, a interação entre os colaboradores é essencial para estabelecer conexões valiosas, favorecendo o intercâmbio de informações e experiências pessoais que vão complementar os conteúdos transmitidos nos treinamentos.

Por isso, é muito importante que os líderes incentivem os debates, o compartilhamento de opiniões e feedbacks que ajudem a criar vínculos e fortalecer o sentimento de pertencimento.

cultura de aprendizagem e se tornar um excelente multiplicador!

Valorize a experiência one-to-one

Assim como a aproximação entre os colaboradores é indispensável para o engajamento nos treinamentos, um bom relacionamento entre líderes e liderados também é essencial! E é aqui que entra em cena a importância do relacionamento one-to-one.

Essa interação acontece por meio de uma reunião de alinhamento que traz benefícios para todos:

  • Os gestores se aproximam dos profissionais, conhecendo melhor o seu perfil e suas habilidades;
  • Os profissionais se sentem valorizados e mais livres para emitir suas opiniões e contribuir com os projetos da empresa.

Escolha as ferramentas mais adequadas a cada treinamento

Para apresentar melhor alguns dos diferentes recursos que as empresas podem utilizar, vamos listá-los de acordo com as diferentes categorias de treinamento promovidos: síncrona ou assíncrona.

  • Iniciativas síncronas

Os treinamentos síncronos acontecem em tempo real e, para atingirem o seu objetivo, os colaboradores devem participar ativamente e interagir com frequência entre si e com seus facilitadores.

Para isso, é essencial que a empresa invista em tecnologias que possibilitem tanto a realização de webconferências e workshops, quanto a troca ao vivo de informações e debates por meio de chats, salas de reunião on-line e outros recursos que permitam essa interação do participante com o conteúdo abordado.

  • Atividades assíncronas

Como as ações assíncronas não exigem interações ao vivo e os colaboradores podem consumir os conteúdos em seu próprio ritmo, é muito importante que as ferramentas sejam atrativas e reflitam a realidade do participante tanto em conteúdo quanto em formato e estética.  O objetivo é permitir que os usuários se sintam representados e, consequentemente, motivados a utilizá-las para aprofundar seus conhecimentos.

Aqui entram em cena objetos de aprendizagem complementares como videoaulas, podcasts, quizzes e apresentações, além de estratégias de gamificação disponibilizadas em plataformas de aprendizagem como a ECOB8, que possibilita não apenas o acesso às tarefas, jornadas e jogos, mas também permite o acompanhamento do desempenho de cada usuário e a interação com os outros participantes.

Agora que já falamos bastante sobre o engajamento on-line das equipes, chegou a hora de colocar o conceito em prática. Para realizar esse plano com sucesso, você pode contar com o suporte especializado da B8. Acesse o site e conheça nossas soluções digitais!

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